ABM Week 2025: Sessão Especial Revista JMR&T terá participação do pesquisador americano Robert O. Ritchie
A sessão que leva o nome da revista brasileira premia o professor na categoria “JMRT Senior Career Award” e contará com sua palestra sobre tema voltado a ligas de alta entropia, assunto que é especialidade do autor e tem grande potencial tecnológico para a indústria
Fonte: Assessoria ABM
Em sua 9ª edição, a ABM Week, considerado o maior evento técnico-científico e empresarial da América Latina no setor de metalurgia, materiais e mineração, contará, em sua programação, com uma Sessão Especial vinculada a Journal of Materials Research and Technology (JMR&T), revista científica criada pela ABM, e que detém o maior fator de impacto entre as revistas brasileiras.
A Sessão, com tradução simultânea, será realizada no auditório Ternium-Usiminas, no primeiro dia de ABM Week, em 9 de setembro, no centro de eventos Pro Magno, em São Paulo, das 14h às 15h40. A sessão será aberta por Horacidio Leal Barbosa Filho, presidente-executivo da ABM, e pelo professor André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva, coordenador técnico do evento
Debate de alto potencial para a indústria
Professor emérito de Engenharia da H.T. & Jessie Chua, o homenageado atua também como professor do Departamento de Ciência e Engenharia de Materiais e Professor de Engenharia Mecânica na Universidade de Berkeley, na Califórnia. É ainda Cientista Sênior da Divisão de Ciências de Materiais do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley (LBL), além de já ter passagem na presidência do Departamento de Ciência e Engenharia de Materiais da UC Berkeley de 2005 a 2011. Em sua palestra, Robert Ritchie falará sobre “Damage-Tolerance and Fracture in High-Entropy Alloys”, ou “Tolerância a Danos e Fratura em Ligas de Alta Entropia”, focando em uma nova classe de ligas com grande potencial tecnológico, as ligas de alta entropia.
A sessão será uma oportunidade, portanto, para o contato entre empresas, pesquisadores, professores e outros profissionais com uma pesquisa de ponta na área de engenharia e uma fonte de destacado papel como pesquisador mundial. O tema se alinha ao compromisso da JMR&T em ser espaço de debate sobre os principais avanços técnicos de sua área, já que essa revista brasileira é considerada uma das principais no segmento em nível internacional, reunindo trabalhos de autores e pesquisadores do mundo todo.
Ritchie é amplamente conhecido por suas pesquisas nas áreas de ciência dos materiais, fratura e fadiga, tendo sido autor de mais de 950 artigos, 1 livro didático e editado 19 livros. Além disso, é membro das Academias Nacionais de Engenharia, Ciências e membro estrangeiro da Royal Society (FRS) e Royal Academy of Engineering (FREng). É membro estrangeiro da Academia Russa de Ciências, da Academia Europeia de Ciências e da Real Academia Sueca de Ciências da Engenharia, membro estrangeiro da Academia de Atenas e membro da Academia para o Avanço da Ciência (AAAS).
Os estudos do professor Ritchie concentram-se no comportamento mecânico e falhas em diversos tipos de materiais. Entre alguns de seus estudos, ele realiza a medição mecânica direta da resistência à tração e do módulo de elasticidade de nanotubos de carbono de paredes múltiplas. Obteve o título de Bacharel em Física e Metalurgia (dupla primeira classe), em 1969, o Mestrado e o Doutorado em Ciência de Materiais, em 1973, e o Doutorado em Ciências (Sc.D.), em 1990, todos pela Universidade de Cambridge.
O professor Robert O. Ritchie será o terceiro vencedor do prêmio "JMRT Senior Career Award", uma homenagem que reconhece os esforços de pesquisadores com grandes realizações na ciência e engenharia de materiais. Criada pela Editora Elsevier em parceria com a ABM, a premiação é tradicionalmente entregue durante a ABM Week. Com base no desempenho já demonstrado em anos anteriores, a JMRT está classificada como A1, o mais alto nível de qualidade atribuído pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Ao final de sua apresentação, haverá um debate sobre o tema com os professores: André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva, Diretor Técnico do IBQN, Professor da EEIMVR-UFF, Editor Chefe da Revista TMM e Coordenador Técnico da ABM Week 9ª edição; Fernando Cosme Rizzo Assunção, Diretor Presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos-CGEE e Professor Emérito do CTC/PUC-Rio; e Marc André Meyers, Professor da Universidade da California-San Diego e Editor Chefe da Revista JMRT.
JMR&T: revista científica de maior fator de impacto no Brasil, e top 10 mundial
O periódico internacional da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) é publicado pela editora Elsevier e foca em estudos teóricos e experimentais relacionados ao processamento, propriedades e desempenho de materiais, sobretudo, no campo das engenharias.
Os especialistas, cientistas e pesquisadores interessados em publicar na JMR&T podem acessar o site da revista pelo portal da publicação (https://www.sciencedirect.com/journal/journal-of-materials-research-and-technology) e submeter os seus artigos. A política de taxas de publicação da revista estabelece um valor de U$ 650 para autores de países classificados como de baixa renda, como o Brasil, e de U$ 1800 para países de alta renda. A parceria da Elsevier com a ABM estabelece isenção na taxa de publicação para os primeiros 50 artigos publicados no ano, desde que o "corresponding author" seja associado ABM em dia.
Serviço | 9ª ABM Week
Data: 09 a 11 de setembro de 2025;
Local: Pro Magno Centro de Eventos – Av. Professora Ida Kolb, 513, Jardim das Laranjeiras, São Paulo – SP;
Programação completa: Clique aqui;
Inscrições: Clique aqui
Sobre a 9ª ABM Week
A ABM Week é o principal evento técnico-científico e empresarial da América Latina voltado para os setores de metalurgia, materiais e mineração. Realizada anualmente pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), reúne profissionais, pesquisadores e empresas para discutir as últimas inovações e os desafios enfrentados pela indústria.
A 9ª edição tem a Ternium e Usiminas como anfitriãs e conta com o patrocínio de empresas como ArcelorMittal, DME Engenharia, Gerdau, Primetals, SMS group/Vetta, Vale, White Martins, CBMM, GECAL, Shinagawa, Acre, Aperam, Bruker, Carboox, Danieli, HWI – a Member of Calderys, Ibar, PSI Metals, Reframax, RHI Magnesita, Vesuvius, Aplan, Autron, AVB, Beda/Lechler, BRC, Clariant, CNBM, EnergyTech, GMI, Harsco, IMS Messsysteme GmbH, Jenike & Johanson, KAEFER RIP Serviços Industriais, Kuttner, Lhoist, Nalco/Ecolab, Phoenix, Polytec, QINGDAO NPA, Rimac, Russula, Stock Total, Tecnosulfur, TSR Mill Rolls, UMECC, Vika Controls, ABB, Açokorte, Advent Silica, Atomat, CEMI, CISDI, Cordstrap, Data Engenharia, Densit, Densix, Direxa, Delta Ducon, Durag Group, E-Crane, Eirich, Enacom, ESW, Evonik, Fluke, Fosbel, Furnace, GE Vernova, Gervasi, Grupo DR1, Hastec Group, Heraeus Electro-Nite, Instron, Intelbras, JT&Partners, KMD, Koppern Group, Lumar Metals, Magna, Nouryon, Nstech, Rijeza, SNF, Solenis, Spraying Systems, Suncoke Energy, TMEIC, Termopellets, Utis, Vamtec Group, Vixteam, Weir, Yellow Engenharia.






