Vale: Programa Reciclo Agora fortalece associação de catadores de materiais recicláveis
A consultoria, que tem duração de cinco anos, é financiada pela Vale, que também disponibilizou recursos para a construção de um novo galpão para Ascarmarita, proporcionando espaço adequado para a triagem e o armazenamento dos materiais recicláveis
Fonte: Vale
Aliar ganho ambiental com ganho social a partir da gestão sustentável de resíduos é um dos objetivos do projeto Reciclo Agora, projeto desenvolvido a fim de fortalecer associações de catadores de materiais recicláveis. O projeto já atende 20 associações em 17 cidades de Minas Gerais, contemplando 160 catadores e catadoras de materiais recicláveis. Uma delas é a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Itabira (Ascarmarita), que ingressou no projeto em julho de 2024 e está passando por uma transformação estrutural e de gestão.
A associação passou a contar com a consultoria especializada da RC8, que orienta sobre captação de recursos, governança, gestão e sobre como explorar melhor o potencial de produção. A consultoria, que tem duração de cinco anos, é financiada pela Vale, que também disponibilizou recursos para a construção de um novo galpão para Ascarmarita, proporcionando espaço adequado para a triagem e o armazenamento dos materiais recicláveis.
“A consultoria está ajudando a estruturar nossa gestão, a buscar novos parceiros e a nos prepararmos para um futuro mais sólido. O novo galpão é um passo essencial para aumentar a produção, a renda e termos melhores condições de trabalho”, destaca Evandro da Consolação, o popular "Dico", gestor da Ascarmarita.
Entre os eixos estratégicos do projeto Reciclo Agora estão: gestão, desenvolvimento humano, infraestrutura, segurança do trabalho e fortalecimento de parcerias. Com um modelo estruturado em quatro fases – incubação, operação, consolidação e autonomia assistida – a consultoria da RC8 à Ascarmarita busca garantir que a associação tenha totais condições de atuar de forma independente e sustentável no longo prazo.
Fornecedora de insumo – A Ascarmarita também está sendo preparada para atuar como fornecedora de insumos para a fábrica de supressor sustentável que a Vale planeja implantar em Itabira (MG) ainda em 2025, ampliando sua relevância no setor de reciclagem. O supressor sustentável é um material produzido a partir de plástico PET que, aplicado sobre o minério estocado, forma uma película protetora que contribui para reduzir o arraste do material pela ação dos ventos. Trata-se de um material reciclável e biodegradável desenvolvido pela Vale com o apoio de parceria técnica.






