Notícias

20 de Maio de 2025

Vale: Novo espaço cultural em Brumadinho celebra a identidade local

A Casa das Memórias de Brumadinho, inaugurada no dia 06, oferece ao público um espaço singular, construído coletivamente com a comunidade, que participou ativamente da definição dos temas e manifestações culturais representadas no local

Fonte: Vale


Divulgação: Vale -- Créditos: Raquel Guerra

Brumadinho recebe um novo espaço cultural para apresentar sua história e referências culturais. A Casa das Memórias de Brumadinho, inaugurada no dia 6 de maio, oferece ao público um espaço singular, construído coletivamente com a comunidade, que participou ativamente da definição dos temas e manifestações culturais representadas no local.

A Casa está instalada num imóvel no centro de Brumadinho, que foi reformado e adaptado. As vitrines encravadas no muro e as grades que cortam a entrada funcionam como uma colcha de retalhos, cujas partes se ligam para contar um pouco da história de Brumadinho e seus distritos. Coincidentemente, a casa por muito tempo pertenceu à professora Alzira Antunes, reconhecida como uma personalidade empenhada em promover a cultura e preservar a memória da cidade.

O projeto Casa das Memórias é uma iniciativa da Vale, com execução do Instituto Joaquim Artes e Ofícios. 

“A nossa base para iniciar esse trabalho foi pensar em como um acervo cotidiano, que todos nós possuímos em nossas casas, poderia se transformar em uma narrativa para ser exposta ao público. Como transformar objetos antigos e cotidianos em uma mensagem, como ampliar os sentidos e significados de cada coisa que guardamos com carinho e afeto. Identificar, pensar, recolher, refletir e expor esses objetos é um importante processo de afirmação e preservação das memórias coletivas e individuais, que possibilita valorizar e ampliar seus sentidos e criar novos significados. Junto a esse processo contamos com valorosos profissionais que, com seus respectivos talentos, ajudaram a construir essa expografia com qualidade artística e sensibilidade, sem abrir mão do rigor técnico no tratamento e higienização dos objetos recolhidos, na adaptação do imóvel ou nas representações culturais materiais e imateriais do município”, explica José Theobaldo Junior, presidente do Instituto Joaquim Artes e Ofícios.

Acervo

Na Casa de Memórias, o visitante poderá conhecer um pouco mais da cultura de Brumadinho por meio das 34 vitrines da exposição de longa duração, que exibem objetos e fotografias relacionados, por exemplo, aos grupos de Congado e Moçambique do município, às festas religiosas e festivais realizados na cidade. Parte dessas vitrines conta com um vídeo com depoimentos das lideranças dessas manifestações explicando os principais detalhes. O espaço apresenta ainda uma exposição de fotografias.

“A Casa das Memórias é mais um instrumento que reforça a vocação de Brumadinho para as artes e o turismo, somando-se ao trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade para fortalecer essas cadeias e oferecer, cada vez mais, novos atrativos”, explica a gerente de Fomento Econômico da Vale, Flávia Soares.

Construção coletiva
Todas as referências culturais presentes na casa foram identificadas por meio de oficinas de inventários participativos, realizadas com moradores de sete regiões da cidade, além de entrevistas, fotografias e coleta dos objetos. Foram nessas oficinas que comunidade definiu o que deveria ser exposto e as manifestações culturais que mais representam o município.

“Foi muito interessante porque foi um momento de falar de gente, de falar de quem veio antes de nós e fez história. Nós reunimos tanta coisa sobre tradições como os chás e sopas para as mulheres que tinham acabado de parir, as benzedeiras e rezadeiras. São costumes que passam despercebidos pela gente e não entendemos que é cultura”, relata a professora Cátia Cruz Maia, moradora da região de Casa Branca.

Personalidade de Brumadinho

Durante as oficinas, os moradores também indicaram pessoas representativas da comunidade e, em uma votação popular, foi escolhido o nome mais representativo para ser homenageado na Casa de Memórias. João de Sousa Cruz, mais conhecido como João Casa Branca, foi o mais votado e terá seu rosto representado através de objetos do acervo da Casa das Memórias, durante a primeira exposição.

João Casa Branca foi um líder comunitário que participou ativamente de inúmeros projetos em benefício da região de Casa Branca e do município, tornando-se uma referência para sua comunidade.

Cátia, que é filha de João, conta que seu pai sempre valorizou as tradições culturais e familiares, e que também tinha um papel de liderança para promover o bem-estar para todos na comunidade.

Serviço:
Casa das Memórias de Brumadinho
Endereço: Rua Aristides Passos, 435 - Bairro Estela Passos/Brumadinho
Dias e horário de funcionamento: Quarta a domingo – 10h as 19h
Entrada gratuita