Notícias

23 de Novembro de 2019

Usiminas investe em novo equipamento para a usina de Cubatão

Unidade passou a contar com um moderna máquina embaladora de bobinas de aço.

A Usina de Cubatão, da Usiminas, passou a contar com uma moderna máquina embaladora de bobinas de aço, que dobrou a capacidade de empacotamento de peças por hora. A inovação foi desenvolvida em conjunto com os engenheiros e técnicos da unidade especificamente para atender às necessidades locais, o que garante a singularidade do equipamento.

A máquina foi concebida em conjunto com a empresa VCI Brasil. A agilidade e a qualidade são dois pontos de destaque do novo equipamento, que consegue embalar 12 bobinas por hora, fazendo bandagens e aplicando as cantoneiras, garantindo que a desembalagem das bobinas seja feita de forma segura e mais ágil pelo cliente. Para efeito de comparação, até então, a capacidade era de seis bobinas por hora.

O novo equipamento possui dispositivos de segurança criados especificamente para atender as normas aplicadas na Usina de Cubatão como, por exemplo, os travamentos feitos com lasers que impedem que ela seja acionada enquanto há pessoas ao redor. Vale destacar, ainda, que a nova máquina ainda gera menos resíduos durante a operação, com ganhos relevantes do ponto de vista ambiental.

"É, de fato, uma inovação, dentro do nosso universo, uma nova forma de embalar. O projeto foi desafiador, mas depois de muitos estudos, chegamos a essa concepção, junto com a fabricante, que entendeu as necessidades e criou um modelo específico para nós. Priorizamos a segurança dos nossos operadores e nossos clientes, que são pilares fundamentais das nossas operações”, detalhou Camila Ribeiro dos Santos, gerente da Laminação a Frio, onde a máquina está instalada.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Usiminas