Notícias

11 de Novembro de 2025

UICN e Vale unem forças para estabelecer colaboração de longo prazo com foco em resultados Natureza Positiva

Nova colaboração é fruto de três anos de engajamento construtivo entre as partes

Essa nova colaboração é fruto de três anos de engajamento construtivo entre a UICN e a Vale, período em que ambas as organizações realizaram diligências, identificaram prioridades comuns e reconheceram os benefícios mútuos de trabalharem juntas. A Fase de Início, com duração de dois anos, definirá o escopo e a ambição da parceria, apoiando um programa Natureza Positiva para a Vale no Brasil e contribuindo para os objetivos e metas do Marco Global de Biodiversidade Kunming-Montreal.

As duas organizações compartilharão conhecimentos e percepções para desenvolver um plano de ação que fortaleça a estratégia e as iniciativas da Vale, apoiando seu compromisso de Não Perda Líquida, promovendo Ganhos Líquidos de Biodiversidade sempre que possível e contribuindo para um futuro positivo para a natureza.

Reconhecida globalmente como líder em conservação da natureza e uso sustentável de recursos, a UICN traz décadas de experiência em colaboração com o setor de mineração em questões relacionadas à biodiversidade. Por meio da parceria, a Vale se beneficiará das ferramentas e abordagens da UICN RHINO (Resultados Positivos para a Natureza de Alta Integridade e Rápida Implementação) e a métrica STAR (Redução de Ameaças e Restauração de Espécies) — além de sua expertise, redes e projetos para aprimorar práticas empresariais sustentáveis em nível operacional e corporativo.

Hugo Barreto, Diretor Executivo de Natureza, Clima e Cultura da Vale, destacou a importância da colaboração:

“A parceria com a UICN marca um marco estratégico na jornada da Vale pela Natureza, reforçando nosso compromisso com ações baseadas na ciência e estabelecendo um padrão para a mineração responsável que apoia ativamente a biodiversidade, o clima e o bem-estar das comunidades.”

Gabriel Quijandria, Diretor Regional da UICN América do Sul, celebrou a colaboração no Brasil, país de grande relevância para a biodiversidade. Ele afirmou:

“Faltando apenas cinco anos para 2030, o mundo está ficando sem tempo para reverter a perda de biodiversidade. Alcançar a ambição Natureza Positiva exige que todos os setores se unam e ajam de forma decisiva. Esta colaboração com a Vale, em um país megadiverso como o Brasil, destaca o papel vital que o setor privado pode — e deve — desempenhar na conservação, em estreita cooperação com os Membros da UICN e o Comitê Nacional.”

Martin Sneary, Diretor da equipe de Negócios e Natureza da UICN, acrescentou:

“Esta colaboração com a Vale oferece à UICN mais uma excelente oportunidade de testar novas abordagens como o RHINO da UICN em cenários reais. Combinando a ciência da UICN com o alcance operacional da Vale no Brasil, podemos transformar dados em ação e criar um modelo sustentável de como negócios e conservação podem trabalhar juntos para alcançar metas globais de biodiversidade.”