Ternium desenvolve projeto de reengenharia de transporte de placas de aço
Projeto visa aumento da produtividade do carregamento de navios.
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Você já ouviu falar em reengenharia logística de placas? Idealizado pela engenharia industrial e pelo pátio de placas, o projeto aumentou a produtividade e a eficiência do transporte de placas até o porto a partir da criação de um dispositivo de engate automático para acoplar e desacoplar pallets e carretas, eliminando tempos ociosos no processo.
O novo sistema eliminou a necessidade do operador logístico aguardar o carregamento e o descarregamento das placas. Agora, essas ocorrem durante o deslocamento do colaborador no trajeto pátio - porto - pátio.
Funciona da seguinte forma: no pátio uma carreta é acoplada a um pallet carregado de placas. Chegando ao porto, o operador desacopla o pallet, liberando o descarregamento das placas. Ele então acopla a carreta a um novo pallet vazio e durante o trajeto de retorno um novo carregamento é preparado no pátio de placas, ficando à espera do operador.
O projeto de reengenharia logística de placas tem como objetivo aumentar a capacidade de carregamento de navios de 16 mil para 22 mil toneladas por dia e incrementar 1,7 mil tonelada por dia no carregamento ferroviário.
Segundo cálculos da engenharia industrial, o novo sistema vai baixar o ciclo logístico - ou seja o tempo de duração do carregamento no pátio até o descarregamento no porto - de 130 para 85 minutos. Já o tempo máximo de operação acopla desacopla será de até 3 minutos.
Redução de custos
Além da produtividade, o estudo de reengenharia logística de placas trouxe redução de custos, uma vez que o número de carretas com essa operação caiu em 30% (de 17 para 12) e eliminou a necessidade da locação de carretas, pallets e empilhadeiras para apoiar no processo. Com isso, os recursos entre navio e trem deixam de ser compartilhados, outro problema identificado no estudo que afetava ambas as operações.
Ganhos potenciais do Projeto de reengenharia logística de placas:
-Aumento da capacidade de carregamento de navios de 16 mil para 22 mil toneladas por dia.
-Redução projetada de tempo de embarque de navios de 4,5 para 3,5 dias.
-Redução do número de carretas na operação, de 17 para 12.
-Liberação de recursos para carregamento ferroviário, de 5 conjuntos (carretas/pallets).
-Redução do ciclo logístico de 130 para 85 minutos.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Ternium