Notícias

28 de Outubro de 2025

Termelétrica da Ternium é destaque na imprensa

Reportagem mostra como a geração própria da siderurgia contribui para a segurança energética do país


A UTE do Atlântico, termelétrica da Ternium Brasil, foi destaque em matéria publicada pelo portal Brasil Energia. A reportagem mostra como a geração própria da siderurgia contribui para a segurança energética do país.

Projetada com base no conceito de circularidade, a planta da Ternium Brasil é referência em eficiência energética. Em operação desde janeiro de 2011, a UTE do Atlântico possui capacidade instalada de 490 MW e produz toda a energia elétrica necessária para o funcionamento do complexo siderúrgico de Santa Cruz, além de contribuir para o abastecimento nacional, já que o excedente de cerca de 200 MW é exportado para o Sistema Interligado Nacional (SIN), beneficiando 24 distribuidoras, além de operações no mercado livre.

A termelétrica é um exemplo de circularidade industrial: utiliza os gases e vapores gerados no próprio processo siderúrgico como combustíveis para manter a operação. O gás produzido na fabricação das placas de aço é reaproveitado na aciaria, na sinterização e nos regeneradores dos altos-fornos. Além disso, os gases siderúrgicos que sofrem combustão na turbina geram energia térmica, que é reaproveitada nas caldeiras, produzindo vapor e, consequentemente, energia elétrica. O vapor gerado nas caldeiras da coqueria também é reutilizado, reforçando ainda mais a eficiência energética do complexo.

Hoje, a UTE do Atlântico é uma termelétrica industrial integrada a uma usina siderúrgica de maior capacidade de geração de energia nas Américas, oferecendo menor impacto ambiental e eficiência em toda a matriz energética da Ternium Brasil.


A reportagem do Brasil Energia reforça o papel da Ternium como referência em inovação, eficiência e sustentabilidade, com impactos positivos que vão além das operações da empresa e beneficiam todo o sistema elétrico nacional.