Samarco: Cidades de Minas Gerais receberam atendimento gratuito do CIA Móvel para esclarecer dúvidas sobre o PID
Iniciativa facilita o acesso às informações e orientações sobre o Programa Indenizatório Definitivo e outras ações da Reparação
Fonte: Samarco
Com o prazo para ingressar no Programa Indenizatório Definitivo (PID) encerrado, algumas cidades de Minas Gerais receberam uma ação itinerante do Centro de Informação e Atendimento (CIA) Móvel da Reparação. Essa iniciativa ofereceu atendimento gratuito às comunidades de Timóteo, Iapu, Sobrália, Caratinga, Bom Jesus do Galho, São José do Goiabal e Pingo D'Água, trazendo informações e orientações sobre o PID.
A equipe do CIA Móvel esteve disponível das 9h às 15h, em locais movimentados das cidades de Timóteo, Pingo D’Água, Iapu e Sobrália, com o intuito de esclarecer dúvidas e ajudar a população a acompanhar mais detalhes sobre o processo. O PID é uma das portas indenizatórias previstas pelo Acordo de Reparação da Bacia do Rio Doce, que oferece uma indenização individual e em parcela única no valor de R$35 mil para as pessoas físicas ou jurídicas elegíveis.
"Nosso objetivo é assegurar a clareza e a transparência das informações, garantindo que todas as pessoas tenham acesso aos prazos e não deixem de exercer seus direitos por falta de conhecimento. Desta forma, o CIA Móvel é uma conexão direta entre os canais de atendimento e as pessoas que têm direito à indenização. O PID representa uma oportunidade definitiva para as pessoas elegíveis", destaca o gerente-geral de Indenização da Samarco, Jener Pontes.
O CIA Móvel já percorreu as cidades de Caratinga, Bom Jesus do Galho e São José do Goiabal.
O PID é a última porta indenizatória disponível para pessoas físicas ou jurídicas elegíveis que ainda não foram beneficiadas por outras medidas da Reparação. Os requisitos de elegibilidade ao PID são simplificados, sendo necessário apresentar apenas comprovante de residência, emitido em qualquer data, nas localidades listadas no Acordo de Reparação, e documento de identificação com CPF (para requerimentos apresentados por pessoas físicas).
O ingresso no PID deve ser feito obrigatoriamente pela Defensoria Pública, que oferece atendimento totalmente gratuito, ou por um advogado particular. Em caso de advogado particular, o pagamento dos honorários (de 5%) será feito pela própria Samarco, conforme previsto no Acordo, sem desconto na indenização, garantindo o recebimento integral do valor para a pessoa atingida. Caso honorários adicionais sejam negociados entre advogado e cliente, a Samarco não será responsável por esse valor.
Para saber se pode ingressar no PID, basta consultar a página oficial da Samarco e verificar, de forma rápida e segura. Desde sua abertura em fevereiro, o programa já recebeu mais de 200 mil requerimentos, e os pagamentos estão em andamento. Todos os atendimentos serão concluídos até 2026. Mais informações sobre o programa em https://www.samarco.com/indenizacao