Samarco assume presidência do conselho do Mining Hub
Bruno Pimentel, gerente de Desenvolvimento e Inovação, reforça a aposta da empresa em tecnologia e sustentabilidade
Fonte: Assessoria Samarco
A Samarco assumiu a liderança do Mining Hub com a posse do gerente de Desenvolvimento e Inovação, Bruno Pimentel, na última terça-feira (16), como novo presidente do conselho da organização que reúne mineradoras, fornecedores, startups e diversos atores do ecossistema de inovação para promover a transformação da indústria mineral brasileira.
Bruno traz para o novo desafio uma trajetória de mais de 20 anos em pesquisa, desenvolvimento e inovação, com atuação reconhecida na Samarco desde 2021, promovendo projetos de inovação aberta, parcerias com startups, universidades e centros de pesquisa, além da internalização de programas estruturantes como parte da estratégia de fazer uma mineração diferente e sustentável. Em sua gestão, a empresa tem avançado na adoção de novas tecnologias, com impacto positivo em sustentabilidade e aprimorando a governança do investimento e resultados em PD&I.
“Assumir a presidência do conselho do Mining Hub representa a oportunidade de fortalecer a transformação da mineração no Brasil a partir da inovação, da colaboração e da sustentabilidade. Na Samarco, acreditamos que a mineração do futuro será construída com tecnologia, responsabilidade socioambiental e cooperação entre todos os elos da cadeia”, afirma Bruno Pimentel. Para ele, “investir em inovação é simultaneamente abrir novos caminhos e reduzir incertezas para o futuro setor mineral”.
A Samarco tem participado ativamente do Mining Hub desde sua criação e tem colaborado em iniciativas como o M-Impact, M-Science e M-Future, que são programas focados em impacto social, pesquisa e tecnologia, e cenários futuros para o setor. Agora, à frente da organização, pela segunda vez, Bruno espera acelerar execução do plano estratégico do hub, ampliando o engajamento de associadas, startups e instituições de ciência e tecnologia, fortalecendo as agendas de competitividade, ESG, digitalização e impacto social positivo.
O presidente da Samarco, Rodrigo Vilela, esteve presente à posse e reafirmou o papel da Samarco na liderança do Mining Hub. “Com a Samarco assumindo a presidência, o Hub tende a intensificar sua atuação de articulação e colaboração, consolidando-se como plataforma de referência para a transformação da mineração no Brasil”, resumiu.






