Notícias

14 de Janeiro de 2026

Reserva Natural Vale divulga programação do mês de Janeiro 2026

Venha passar o dia com a família e amigos em meio à natureza

Fonte: Assessoria Vale

A Reserva oferece diversos atrativos autoguiados, que podem ser acessados a qualquer horário durante sua visita, além de atrativos guiados. O espaço está aberto à visitação de terça a domingo, das 8h30 às 16h. 

Programação:

O público terá acesso a atividades gratuitas que oferecem experiências que estimulam conhecimento, respeito e conexão com a natureza.

Terça à domingo:

09h – Trilha guiada;

10:30 às 11:30 e das 14:30 h às 15:30 – Torre de observação da natureza;

08h30 às 16h – Visitação livre nos espaços de uso público. 

Sábados e domingos:

13:30 ás 14:30 – Oficina de imãs

Programação fixa:

Trilha guiada - Pequi Vinagreiro  

Horário: das 09h às 10h 


Uma experiência que permite a contemplação da floresta de tabuleiro, destacando sua rica diversidade. A trilha, com um percurso de 1 quilômetro e fácil acesso, é ideal pessoas partir de 6 anos. Para garantir a segurança e o conforto durante o trajeto, é obrigatório o uso de calçado fechado, calça comprida, camisa e perneira. 


Torre de Observação  

Horário: das 10h às 11h e das 14h30 às 15h30 

Uma atração que oferece uma vista panorâmica da floresta a partir de um mirante de 25 metros de altura, permitindo a apreciação da natureza e a contemplação de sua rica diversidade. 


Área para Piquenique 

A Reserva Natural Vale oferece uma área especial para piquenique, proporcionando um ambiente tranquilo e cercado pela natureza para desfrutar de momentos de lazer e convivência ao ar livre. Ideal para famílias ou grupo de amigos aproveitarem o som da natureza e as belezas da Mata Atlântica. 


Laguinho 

Cercado por uma área verde, o laguinho da Reserva Natural Vale é um espaço agradável para contemplação da biodiversidade.  


Coleções Vivas e Coleções Secas

A Reserva Natural Vale conta com uma área de coleções vivas com palmeiras de diversos lugares do mundo e um arboreto urbanístico que é uma área destinada ao cultivo de panas identificadas e catalogadas em ordem espacial, com diversos objetivos, como contemplação, educação ambiental, material didático e obtenção de materiais genéticos, com árvores nativas e exóticas. Essas áreas são verdadeiras vitrines a céu aberto. Além disso, temos as salas de coleções secas de sementes, frutos, madeiras e insetos, nas quais os visitantes podem conhecer a vasta biodiversidade da floresta atlântica.