Queda na demanda mundial por aço em 2020 será de 2,4%, estima Worldsteel
Entidade prevê uma recuperação lenta da economia para Brasil e Índia em 2021.
A World Steel Association (Worldsteel) divulgou uma atualização para seu relatório com perspectivas sobre o cenário economico para 2020 e 2021. O relaório está mostrando uma perspectiva muito mais otimista do documento divulgado em junho. Embora ainda mostre um declínio na demanda para 2020, é um declínio muito menor do que o esperado anteriormente.
Em 2020, a Worldsteel prevê que a demanda por aço contraia -2,4%, caindo para 1.725,1 Mt devido à pandemia de COVID-19. Em 2021, a demanda por aço deve se recuperar para 1.795,1 Mt, um aumento de 4,1% em relação a 2020. Uma forte recuperação na China mitigará a redução na demanda global de aço este ano. A recuperação após o bloqueio na demanda por aço no resto do mundo foi mais forte do que o esperado, mas ainda marca uma contração profunda em 2020, tanto nas economias desenvolvidas quanto nas emergentes, com apenas uma recuperação parcial esperada em 2021.
A previsão supõe que, apesar do atual ressurgimento de infecções em muitas partes do mundo, os bloqueios nacionais não se repetirão. Em vez disso, medidas seletivas e direcionadas serão capazes de conter esta segunda onda.
Comentando sobre as perspectivas, o Sr. Al Remeithi, presidente do comitê de economia da Worldsteel, disse: “a indústria siderúrgica global ultrapassou o ponto mais baixo de demanda para este ano em abril e está se recuperando desde meados de maio. No entanto, a recuperação é desigual entre os países, dependendo do sucesso na contenção do vírus, da estrutura da indústria nacional e, finalmente, das medidas de apoio econômico. A China mostrou uma recuperação surpreendentemente resiliente, contribuindo para uma grande revisão em alta da previsão de crescimento global para 2020. No resto do mundo, veremos uma forte contração da demanda por aço, tanto nas economias desenvolvidas quanto nas em desenvolvimento. Esta crise tem sido particularmente desafiadora para as economias em desenvolvimento, que continuam a lutar contra o vírus descontrolado, os preços baixos das commodities e as quedas nas exportações e no turismo. A pandemia acelerou megatendências que têm transformado lentamente as nossas indústrias e as de nossos clientes, levando a um impacto duradouro muito maior do que as consequências da demanda de curto prazo. ”
Antecedentes da previsão
Desde a reabertura da maioria das economias em meados de maio, a demanda reprimida iniciou uma forte recuperação das atividades econômicas, sugerindo uma recuperação em forma de V. No entanto, até o momento, isso não foi suficiente para compensar a queda durante o bloqueio. Muitos setores que utilizam aço permanecem abaixo do nível pré-COVID-19.
A recuperação da pandemia continua frágil devido à segunda onda de infecções, medidas de distanciamento social continuado, desemprego elevado e confiança fraca aliada a uma preocupação crescente sobre o momento de uma recuperação da demanda.
Do lado positivo, os sistemas de saúde estão em uma forma muito melhor para enfrentar a pandemia agora, devido às lições aprendidas com a primeira onda. Um equilíbrio cuidadoso entre conter o vírus e manter a viabilidade das economias está sendo amplamente procurado. Somado a isso no hemisfério norte, há incerteza sobre como COVID-19 irá evoluir durante a próxima temporada de gripe, o que pode ter um sério impacto nas perspectivas para 2021. O risco tende para o lado negativo. Uma recuperação em forma de W não pode ser descartada e uma recuperação total em 2021 é improvável.
1. China
A forte recuperação da China desde o final de fevereiro, que continua em um ritmo constante, sugere um crescimento positivo do PIB em 2020, apesar de uma contração de -6,8% no primeiro trimestre.
Durante janeiro-agosto, o investimento imobiliário aumentou 4,6% ano a ano, e o investimento em infraestrutura recuperou-se para o nível do ano passado. Em agosto, os setores de máquinas mecânicas e automotivo apresentaram crescimento ano-a-ano de 10,9% e 7,6%, respectivamente. Como resultado, a produção do setor de máquinas mecânicas durante janeiro-agosto superou a de 2019 (+ 1,2%), enquanto a produção automotiva ainda está 9% abaixo do nível de 2019. Com as vendas no varejo também crescendo em agosto, a economia chinesa está se aproximando rapidamente da normalidade total.
Espera-se que a demanda por aço da China aumente 8% em 2020, auxiliada por estímulos de infraestrutura do governo e um forte mercado imobiliário. Em 2021, espera-se que a demanda por aço permaneça estável como resultado das seguintes duas forças. Primeiro, os projetos de infraestrutura e habitação iniciados em 2020 continuarão a apoiar a demanda por aço em 2021. Por outro lado, se a economia mostrar uma recuperação total, o governo provavelmente reverterá sua política de estímulo para esfriar o setor de construção. Dadas as perspectivas de uma economia global fraca em 2021, a recuperação do setor manufatureiro será limitada.
2. Economias avançadas
A manufatura nas economias desenvolvidas, que estava apenas começando a se recuperar da desaceleração no final de 2019, foi empurrada novamente pela pandemia. Mesmo com uma forte recuperação após a reabertura das economias, que fechou a lacuna com os níveis pré-pandêmicos, a contração de dois dígitos ao longo de todo o ano ainda parece inevitável.
Nos Estados Unidos, a recuperação do bloqueio tem sido forte, auxiliada por substanciais medidas de apoio governamental. A retração da indústria foi mais curta e menos aguda do que o esperado. No entanto, os EUA ainda estão lutando para controlar a propagação do vírus e o ímpeto de recuperação pode diminuir nos próximos meses. As perspectivas para 2021 são menos otimistas, com perspectivas moderadas para a construção e a produção de automóveis.
Na Europa, o impacto econômico negativo da COVID-19 foi amenizado por fortes esquemas de previdência social e estímulos fiscais. A recuperação pós-bloqueio na UE está se revelando mais forte do que o esperado, mas a profunda contração dos principais setores que utilizam aço, especialmente automotivo, contribuirá para uma contração de dois dígitos em 2020. A contração foi particularmente pronunciada na Itália e na Espanha.
No Japão e na Coreia do Sul, apesar do gerenciamento relativamente bem-sucedido do vírus com medidas de contenção menos severas, a demanda por aço verá uma contração substancial em 2020, com recuperação limitada no próximo ano devido à queda nas exportações e à fraca confiança.
A demanda geral por aço nas economias desenvolvidas deve cair -14,9% em 2020 e aumentar 7,9% em 2021.
A pandemia COVID-19 terá um impacto menos severo sobre a demanda por aço nas economias desenvolvidas do que a crise financeira global, tendo em vista que, no início da pandemia, a demanda por aço ainda não havia se recuperado totalmente da crise de 2008/9.
3. Economias em desenvolvimento, exceto China
Em geral, as economias emergentes estão menos equipadas para absorver o choque pandêmico e o impacto tem sido desigual, dependendo da estrutura econômica e da gravidade das medidas de contenção necessárias. O impacto incluiu uma queda rápida da demanda interna, o colapso das exportações e dos preços das commodities e uma queda livre no turismo sem recuperação imediata sendo vista. Uma queda de dois dígitos na demanda por aço é esperada em 2020 para as principais economias emergentes.
Índia e Brasil foram os que mais sofreram com a falha no controle eficaz do vírus. A Índia, onde um dos bloqueios mais severos do mundo foi implementado, deverá ver o declínio mais profundo na demanda por aço em décadas. No entanto, uma recuperação relativamente rápida deve ocorrer em 2021, apoiada pelo consumo rural e pelo investimento do governo em infraestrutura. Na América Latina, o impacto foi alto em todo o continente devido aos problemas estruturais e à má gestão de crises. A interrupção das reformas resultante e a deterioração da estabilidade social da região sugerem uma lenta recuperação em 2021.
Na Ásia, enquanto alguns países se saíram bem e precisaram de bloqueios menos rigorosos, a Malásia e as Filipinas foram severamente afetadas. O Vietnã terá um crescimento positivo na demanda por aço devido à contenção bem-sucedida do vírus.
Em 2021, espera-se que a recuperação da demanda de aço nas economias em desenvolvimento seja menor do que plena, mas mais rápida do que nas economias desenvolvidas, impulsionada pelo investimento em infraestrutura. A demanda por aço nas economias emergentes, excluindo a China, deve cair -12,3% em 2020 e se recuperar 10,6% em 2021.
Setores consumidores de aço
Em geral, os setores que utilizam aço sofreram menos com o bloqueio e estão se recuperando mais rapidamente do que os setores de hospitalidade, aviação e entretenimento. Uma forte recuperação na manufatura será contrabalançada com um impacto duradouro na cadeia de suprimentos dos setores de aço, devido à falência de pequenas e médias empresas.
1. Construção
O setor de construção permaneceu mais resistente ao choque do COVID-19, já que muitos governos se concentraram na implementação de projetos públicos. Após a atenuação do bloqueio, isso continuou nas economias avançadas, principalmente impulsionado pelo investimento em infraestrutura, demanda reprimida, baixas taxas de hipotecas e acesso mais fácil ao crédito.
O setor de construção em muitas economias emergentes verá uma contração de dois dígitos em 2020, notadamente Turquia, México e Brasil, à medida que entram em uma recessão profunda e enfrentam problemas de financiamento. Por outro lado, na China, o setor da construção terá uma forte recuperação, graças às medidas de estímulo do governo.
A recuperação em 2021 será lenta. Olhando para o futuro, espera-se que a infraestrutura impulsione o crescimento da construção nos próximos anos, especialmente nas economias em desenvolvimento. Dificuldades de financiamento decorrentes da deterioração dos balanços governamentais podem levar a uma revisão dos planos de investimento. A perspectiva moderada do petróleo também colocará os investimentos do setor de energia em cheque, especialmente nos EUA e MENA. Programas de recuperação verde podem impulsionar o investimento em infraestrutura nas economias desenvolvidas.
No longo prazo, mudanças estruturais no setor de construção ocorrerão, refletindo a mudança nos padrões de demanda por escritórios e espaços residenciais e grandes mudanças no projeto urbano e regulamentos de construção.
2. Automotivo
O setor automotivo sofreu consequências dramáticas da pandemia. Em abril, a produção automotiva caiu -70-90% em muitos países. Enquanto os problemas do lado da oferta se dissiparam com relativa rapidez, a recuperação pós-bloqueio foi restringida por um lento retorno da demanda. A produção automotiva global caiu -34% (y-o-y) no segundo trimestre de 2020. No entanto, na China, a robusta demanda doméstica ajudou a uma recuperação mais rápida, mas no geral de janeiro a agosto de 2020 a produção de veículos motorizados da China ainda está 9% abaixo do equivalente em 2019. No resto do mundo, a situação é muito pior. Em janeiro-agosto, a produção de automóveis na Alemanha e nos EUA caiu em mais de -30% (ano a ano). Para o mesmo período de comparação, a produção de automóveis de passageiros da Índia, que foi completamente interrompida durante o bloqueio, está 46,1% abaixo do ano passado.
Ao mesmo tempo, a indústria está passando por uma reestruturação substancial com realinhamento das cadeias de suprimentos para maior resiliência, mudanças nos padrões de mobilidade urbana junto com a transição em curso para EV.
3. Maquinário
O setor foi severamente afetado pelas interrupções nas cadeias de abastecimento e queda nos pedidos durante o bloqueio. A China liderou a contração do setor de máquinas no primeiro trimestre de 2020, seguida pela UE, os EUA e o Japão no segundo trimestre. Desde maio, a queda na produção de máquinas desacelerou, mas a indústria continua em contração na maioria dos países. Os baixos lucros e a confiança estão causando atrasos ou cancelamentos de projetos de investimento e tornando lenta a recuperação do setor além da recuperação inicial. Excepcionalmente na China, o nível de produção durante janeiro-agosto de 2020 excedeu o de 2019.
A perspectiva moderada de recuperação do investimento restringirá a recuperação do setor de máquinas no médio prazo.
Fonte: Assessoria de Imprensa da World Steel Association