Notícias

19 de Novembro de 2025

Próximas etapas do Plano de Reparação Socioambiental da Bacia do Rio Paraopeba serão apresentadas para as comunidades

População de 181 comunidades dos 26 municípios atingidos pelo rompimento da barragem B1 poderão retirar suas dúvidas em reunião virtual no dia 18 de novembro

População de 181 comunidades dos 26 municípios atingidos pelo rompimento da barragem B1 poderão retirar suas dúvidas em reunião virtual no dia 18 de novembro.

A população de Brumadinho e da Bacia do Rio Paraopeba está convidada a participar da videoconferência do Plano de Reparação Socioambiental (PRSA), que será realizada no dia 18 de novembro de 2025, às 19 horas. O encontro tem como objetivo apresentar os avanços e esclarecer as dúvidas da comunidade.

O encontro é voltado para moradores das 181 comunidades, além de representantes do poder público, organizações da sociedade civil e demais interessados. A videoconferência terá duração de duas horas. Serão feitas apresentações sobre o Plano de Reparação Socioambiental da Bacia do Rio Paraopeba (PRSA. A reunião será gravada e ficará disponível posteriormente.


PRSA

O Plano de Reparação Socioambiental da Bacia do Rio Paraopeba faz parte do Acordo Judicial de Reparação Integral, assinado em fevereiro de 2021 entre a Vale, o Ministério Público de Minas Gerais, o Ministério Público Federal, a Defensoria Púbica de Minas Gerais e o Governo de Minas Gerais. 

O Acordo estabeleceu as obrigações de fazer e pagar da Vale, com vistas à reparação dos danos, impactos negativos e prejuízos socioambientais e socioeconômicos causados pelo rompimento, com base em estudos técnicos e indicadores que permitem o monitoramento contínuo das ações.

A participação da comunidade é essencial para garantir que o processo de reparação seja transparente, eficaz e adaptado às reais necessidades da população.


Serviço - Reunião virtual para apresentação do Plano de Reparação Socioambiental da Bacia do Rio Paraopeba

Data: 18/11
Horário: 19h
Link de acesso: evento.netpoint.live/prsa