Professor da Universidade de Salento aborda descarbonização da indústria siderúrgica europeia em seminário da ABM Week
Pasquale Cavaliere, professor de metalurgia, participa pela primeira vez no Brasil a convite da ABM como Keynote Speaker
Fonte: Assessoria ABM
No segundo dia da ABM Week, quarta-feira, 10, a tarde de programação foi aberta com as apresentações dos Keynote Speakers – especialistas que trazem visões estratégicas sobre o futuro das indústrias no Brasil e no mundo. Na sala de apresentações número 2, o professor de metalurgia da Universidade de Salento, Pasquale Cavaliere, ministrou a palestra Decarbonization of European Steel Industry: Research projects and techno-economic analyses (Descarbonização da Indústria Siderúrgica Europeia: projetos de pesquisa e análises técnico-econômicas).
A palestra integrou o 53º Seminário de Redução de Minérios e Matérias-Primas e reuniu mais de 70 pessoas, algumas em pé, reforçando a expectativa em torno do impacto que os estudos do docente podem gerar na indústria nos próximos anos.
Cavaliere destacou que, para alcançar a descarbonização plena, é necessário repensar o modelo de produção de energia, já que mais de 50% das emissões de carbono estão associadas à geração energética – cerca de 20 bilhões de toneladas anuais –, com destaque para China, Estados Unidos e Índia.
Em entrevista no estúdio da ABM, o professor afirmou que, embora não conheça em profundidade o potencial da energia eólica nas contas públicas brasileiras, vê no país uma oportunidade significativa devido aos diversos processos simultâneos de descarbonização em andamento. Ele ressaltou também a importância da biomassa como alternativa para processos ainda a serem explorados.
“Um país capaz de produzir energia para se sustentar e ainda vender, como o Brasil, tem um potencial gigante a ser explorado”, comentou durante a gravação.
Apesar das possibilidades, Cavaliere apontou que o custo da descarbonização tende a aumentar conforme o valor da energia em cada região. No mercado metalúrgico, tecnologias como o Forno Elétrico a Arco (EAF) e a Redução Direta (DRI) ainda dependem tanto de avanços tecnológicos quanto de condições políticas para se consolidarem. Atualmente, a produção global de DRI é concentrada em países com acesso facilitado ao gás natural, especialmente na Ásia e no Oriente Médio – o que encarece o processo para a Europa, em razão do transporte.
O professor enfatizou, ainda, que “são necessários inúmeros cálculos para avaliar o real custo da descarbonização, já que cada país possui um contexto distinto”. No entanto, com o avanço da tecnologia, da inteligência artificial e do machine learning, ele considera concretas as possibilidades de, em poucos anos, substituir o alto-forno por fornos elétricos, o que, por si só, reduziria de forma significativa as emissões de carbono da indústria siderúrgica.
Após a palestra, o professor ainda respondeu algumas perguntas, relacionadas ao investimento no setor e recebeu o público presente que fez questão de cumprimentá-lo, aproveitando para tirar dúvidas individuais e tecendo comentários sobre suas pesquisas.
Serviço: ABM Week
Data: 9, 10 e 11 de setembro de 2025
Local: Pro Magno – Av. Profa. Ida Kolb, nº 513, Jardim das Laranjeiras, São Paulo – SP
Mais informações: https://abmbrasil.com.br/evento/abm-week-9/programacao
Sobre a 9ª ABM Week
A ABM Week é o principal evento técnico-científico e empresarial da América Latina voltado para os setores de metalurgia, materiais e mineração. Realizada anualmente pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), reúne profissionais, pesquisadores e empresas para discutir as últimas inovações e os desafios enfrentados pela indústria.
A 9ª edição tem a Ternium e Usiminas como anfitriãs e conta com o patrocínio de empresas como ArcelorMittal, DME Engenharia, Gerdau, Primetals, SMS group/Vetta, Vale, White Martins, CBMM, GECAL, Shinagawa, Acre, Aperam, Bruker, Carboox, Danieli, HWI – a Member of Calderys, Ibar, PSI Metals, Reframax, RHI Magnesita, Vesuvius, Aplan, Autron, AVB, Beda/Lechler, BRC, Clariant, CIT Senai, CNBM, EnergyTech, GMI, Harsco, IMS Messsysteme GmbH, Jenike & Johanson, KAEFER RIP Serviços Industriais, Kuttner, Lhoist, Nalco/Ecolab, Phoenix, Polytec, QINGDAO NPA, Rimac, Russula, Stocktotal, Tecnosulfur, TSR Mill Rolls, UMECC, Vika Controls, ABB, Açokorte, Advent Silica, Atomat, CEMI, CISDI, Cordstrap, Data Engenharia, Densit, DENSYX, Direxa, Delta Ducon, Durag Group, E-Crane, Eirich, Enacom, ESW, Evonik, Fluke, Fosbel, Furnace Solutions, GE Vernova, GERVASI ITALIA SpA, Grupo DR1, Hastec Group, Heraeus Electro-Nite, Instron, Intelbras, JT&Partners, KMD, Koppern Group, Lumar Metals, Magna, Nouryon, Nstech, Rijeza, SNF, Solenis, Spraying Systems, Suncoke Energy, Thermopellets, TMEIC, UTIS, Vamtec Group, Vixteam, Weir, Yellow Engenharia.






