PIT e Gerdau firmam parceria para fomentar inovação aberta com o programa Gerdau OpenInova FSAO
A iniciativa tem como objetivo conectar-se com startups, empresas e universidades para encontrar soluções inovadoras para desafios do setor
Fonte: Gerdau
Divulgação: Gerdau
O PIT – Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos e a Gerdau, maior produtora brasileira de aço, anunciam uma parceria estratégica para impulsionar o ecossistema de inovação por meio do programa de inovação aberta Gerdau OpenInova FSAO. A iniciativa tem como objetivo conectar-se com startups, empresas e universidades para encontrar soluções inovadoras para desafios do setor.
O Gerdau OpenInova FSAO surge como uma plataforma essencial para fomentar a inovação, explorando novas tecnologias e metodologias que possam gerar impactos positivos tanto para a indústria quanto para a sociedade. A busca por soluções sustentáveis é um dos pilares do programa, promovendo práticas mais eficientes e reduzindo os impactos ambientais dos processos produtivos.
A iniciativa reforça o compromisso da Gerdau com a inovação e a sustentabilidade, alinhando-se à sua trajetória de mais de 124 anos de atuação global como umas das principais fornecedoras de aços longo, especiais e planos setores de construção civil, automotivo, agropecuário, indústria e energia. Por meio dessa parceria com o PIT, a empresa busca ampliar a interação com soluções inovadoras que possam transformar desafios do setor em novas oportunidades de crescimento e eficiência.
Desafios da chamada
Desafio 1: Substituição do processo de fosfatização da superfície do aço
A Gerdau busca uma solução inovadora para substituir o processo de fosfatização do aço para a produção de parafusos. Atualmente, esse processo representa uma significativa dor no processo produtivo, devido aos custos envolvidos com a operação e a preocupação com a sustentabilidade. O processo atual utiliza ácido clorídrico e consome uma quantidade elevada de água, resultando em custos elevados e complexidade regulatória para garantir a conformidade ambiental.
A solução ideal deve:
• Eliminar o uso de fosfato e outros produtos químicos no processo;
• Minimizar o consumo de água e reduzir os impactos ambientais;
• Manter ou melhorar a produtividade e a qualidade do aço;
• Oferecer integração simples com os processos industriais já existentes.
Os objetivos incluem mitigar riscos ambientais e de segurança, reduzir custos e diminuir a frequência de manutenção do prédio. O sucesso dessa iniciativa será medido por indicadores como a eliminação do ácido clorídrico no processo de decapagem, a redução do custo por tonelada da trefila de aço e a melhoria no indicador de indisponibilidade de manutenção de material decapado.
Desafio 2: Otimização ou substituição do processo de amarração de rolos de aço
A Gerdau busca uma solução inovadora para otimizar ou substituir o processo de amarração de rolos na trefilação de arames industriais, incluindo fracionamento. Atualmente, esse processo apresenta desafios significativos, como alto esforço físico dos operadores, riscos ergonômicos, impacto na produtividade e dificuldades logísticas relacionadas ao retorno e retirada dos estocadores. Além disso, a necessidade de armazenagem, movimentação e frete de retorno dos estocadores gera custos elevados e complexidade operacional.
A solução ideal deve:
• Minimizar os custos logísticos, considerando a retirada e o frete de retorno dos estocadores;
• Reduzir ou eliminar o esforço físico dos operadores, mitigando riscos ergonômicos;
• Aumentar a produtividade, reduzindo o tempo dedicado à amarração de rolos;
• Garantir um sistema de amarração seguro e eficiente, sem comprometer a qualidade do transporte e armazenagem dos rolos;
• Oferecer integração simples com os processos industriais já existentes.
Os objetivos incluem reduzir custos com logística reversa, alavancar o OEE da fábrica de trefila de arames industriais e reduzir ou eliminar riscos ergonômicos no processo de amarração. Caso a solução envolva um software, a Gerdau tem preferência por código aberto, garantindo maior flexibilidade e possibilidade de integração com os sistemas existentes.
Quem pode se inscrever?
Startups, universidades, institutos de pesquisa (ICTs) e empresas brasileiras e internacionais cujo nível de maturidade tecnológica seja, no mínimo, de desenvolvimento e validação laboratorial.
Os participantes devem ter cadastro ativo perante a Receita Federal ou equivalente ao seu país de origem há pelo menos um ano. Caso o projeto não possua CNPJ, é necessário vínculo com universidade ou instituto de pesquisa.
Benefícios do programa
• Acesso à infraestrutura da Gerdau: Os negócios selecionados terão a oportunidade de acessar espaços, recursos e tecnologias estratégicas da empresa.
• Mentorias técnicas e de negócios: Especialistas da Gerdau e do ecossistema de inovação oferecerão mentorias focadas em desafios técnicos, estratégicos e de mercado.
• Potencial de parceria comercial: Projetos de alto potencial poderão ser considerados para futuras parcerias, provas de conceito (PoCs) e até oportunidades de investimento estratégico.
Inscrições
O período de inscrição iniciou em 17/03/2025 e segue até às 23h59 BRT do dia 19/04/2025. Inscreva-se!