Notícias

24 de Setembro de 2025

Nona edição da ABM Week amplia programação para estudantes do ensino superior e técnico

Mais de quinze profissionais participaram das três mesas-redondas voltadas ao público estudante. Integrando jovens do ensino técnico, investindo em custeio a universitários e ampliando programação estudantil, o evento expande sua conexão com os futuros profissionais do setor

Fonte: Assessoria ABM

O Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas (Enemet) tem mais de 20 anos de história, reunindo alunos de diversas instituições de todo o Brasil para a apresentação de trabalhos e para fortalecer a relação com a indústria. Com o tempo, o congresso foi incorporado a outros encontros do setor e hoje integra oficialmente a programação da ABM Week, reforçando seu papel de aproximar empresas e futuros profissionais. Além dessa iniciativa tradicional, a partir deste ano, a ABM Week ampliou sua programação e seus investimentos na atração de jovens; agora, também do ensino técnico.

Já no primeiro dia de atividades, o Enemet abriu a programação do congresso com uma sessão de boas-vindas aos estudantes. O coordenador do encontro, professor da Universidade Santa Cecília, Willy Ank de Morais, destacou a relevância da iniciativa e os mais de 20 anos em que o projeto tem construído pontes entre alunos e grandes players do mercado. Ele ressaltou ainda a importância das mesas-redondas e debates sobre carreira, realizados no último dia do evento.


Willy Ank de Morais, professor da Universidade Santa Cecília e coordenador do encontro


Em seguida, o presidente executivo da ABM, Horacidio Leal Barbosa Filho, saudou os presentes com a gentileza e receptividade que a ABM dedica aos estudantes: “bom dia, meus prezados futuros colegas”. Leal compartilhou sua trajetória de mais de 50 anos como associado da entidade e lembrou a criação do Enemet, idealizado a partir da iniciativa de alunos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).


Horacidio Leal Barbosa Filho, presidente executivo da ABM


“O Enemet foi pensado para ser um espaço de relacionamento dentro da ABM, com troca de conhecimento e interação com empresas. Para o estudante, estar aqui é estar no lugar certo”, afirmou Leal.

A programação também contou com falas de executivos. Vinicius Teixeira, diretor sênior de Operações da Ternium Brasil, destacou a importância da integração entre academia e indústria: “nós precisamos de vocês e vocês estão aqui para conversar conosco. O mundo precisa da base acadêmica para fundamentar o que fazemos todos os dias.”

Já Felipe Ferreira Dutra, diretor sênior de Operações da Usiminas, relembrou suas experiências como estudante: “lembro das oportunidades que tive ao visitar empresas e assistir a palestras. Este é um momento ímpar para quem está em formação, seja como profissional ou como pessoa”, lembrou Felipe.

Além das palestras, os alunos participaram de um desafio, com um problema real da siderurgia. Inicialmente, os estudantes participaram de um quiz, com perguntas relacionadas aos processos siderúrgicos, em grupos de três a quatro integrantes. Das 30 equipes inscritas, cinco foram classificadas para participar do desafio final, e as equipes vencedoras garantiram um estágio de férias nas plantas da Ternium e da Usiminas, além de diversos brindes.

Aproximadamente 100 estudantes de Escolas Técnicas do Senai de São Paulo também acompanharam as atividades. Convidados pela ABM, eles tiveram participação gratuita no terceiro dia de programação. No período da tarde, os alunos participaram de um quiz específico sobre conhecimentos técnicos. Vinte deles acertaram todas as questões. Segundo Willy Ank, a média geral de acertos foi de 8,4.

O encontro com executivos foi realizado no último dia. O encontro começou com a palestra de Lucas Lara, diretor de Unidade de Negócio - Trefilarias da ArcelorMittal, que listou cinco atributos essenciais: resiliência, inteligência emocional, paixão pelo processo, mindset de crescimento e valorização das equipes. Em seguida, Paulo Pinheiro, CEO e CSO da SMS group Brasil, destacou a diversidade como pilar da empresa e a importância de atualização constante para evitar a obsolescência profissional.

Na sequência, Rafael Gamboa Lopes, diretor corporativo de Industrial, Engenharia e Segurança da Gerdau, enfatizou a automotivação. “Conhecimento é um ativo individual”, afirmou. Já Vinicius Teixeira, diretor sênior de Operações da Ternium Brasil, ressaltou o papel da inteligência artificial na indústria: “precisamos enxergar a IA como uma ferramenta para o nosso desenvolvimento, e não como substituição de mão de obra. A pessoa merece muito mais atenção do que a tecnologia.”

Para encerrar, Jean Alencar, gerente técnico de negócios da Vale, incentivou os estudantes a investirem em pós-graduações, especializações e MBAs, além de participar de associações desde a graduação, como forma de networking e visibilidade profissional. Ele também destacou competências comportamentais fundamentais, como adaptabilidade, resiliência e boa comunicação.

Na sequência, o Enemet encerrou sua participação na ABM Week 2025 com uma mesa-redonda dedicada aos desafios e oportunidades de carreira na área mínero-metalúrgica. A atividade foi mediada pelo professor da UFMG Maurício Covcevich Bagatini e contou com representantes de empresas e estudantes de diversas instituições. Participaram: Daniela Oliveira, gerente-geral de Pessoas da ArcelorMittal Longos; Manoel Esteves, gerente-geral de RH da Gerdau – Aços Especiais Brasil; Vanessa Antoine, Talent Acquisition & Development Sr. Manager da Ternium Brasil; Augusto Pereira de Sá, gerente técnico de Marketing da América do Sul da Vale; Emily Pinheiro, estudante de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Pará (UFPA); Isadora Reis de Souza, estudante de Engenharia Metalúrgica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e Jerônimo Augusto Marmor da Silva, estudante de Engenharia Metalúrgica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Embora o público fosse formado majoritariamente por universitários, alguns estudantes do ensino técnico também interagiram com os convidados. Em um dos momentos mais marcantes, um aluno perguntou quais seriam as principais competências para ingressar no mercado. “Não existe um básico universal para cada tipo de profissional. É preciso observar o que os principais nomes do setor estão fazendo e buscar contato com eles, seja por meio das redes, de professores ou de estágios durante a faculdade”, respondeu Vanessa Antoine.

Outro ponto de destaque foi a discussão sobre a participação feminina no setor mínero-metalúrgico. Isadora Reis de Souza, estudante da UFMG, compartilhou sua experiência: “já estagiei em lugares que não tinham banheiro feminino”, relatou a estudante.

No encerramento, o diretor de Operações da ABM, Valdomiro Roman, dirigiu-se aos estudantes do ensino técnico: “meu sonho é que vocês sejam o futuro do Enemet como engenheiros”, exaltou Roman. Ele também reforçou a importância estratégica da engenharia para o desenvolvimento nacional: “o Brasil precisa de engenheiros de todas as modalidades. Não existe um país forte sem uma engenharia forte.”

Em gesto inédito, durante a cerimônia de encerramento, o presidente da Ternium Brasil, Titus Schaar, chamou uma estudante universitária ao palco para dar um breve depoimento sobre a experiência de participar do congresso. A jovem agradeceu a oportunidade, elogiou o nível do evento e demonstrou interesse em retornar em edições futuras. O espaço concedido pelo executivo simbolizou o reconhecimento da ABM e do setor à valorização da nova geração de profissionais.


Serviço: ABM Week

Data: 9, 10 e 11 de setembro de 2025

Local: Pro Magno – Av. Profa. Ida Kolb, nº 513, Jardim das Laranjeiras, São Paulo – SP

Mais informações: https://www.abmbrasil.com.br/evento/abm-week-9/programacao

Sobre a 9ª ABM Week

A ABM Week é o principal evento técnico-científico e empresarial da América Latina

voltado para os setores de metalurgia, materiais e mineração. Realizada anualmente pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), reúne profissionais, pesquisadores e empresas para discutir as últimas inovações e os desafios enfrentados pela indústria.

A 9ª edição tem a Ternium e Usiminas como anfitriãs e conta com o patrocínio de empresas como ArcelorMittal, DME Engenharia, Gerdau, Primetals, SMS group/Vetta, Vale, White Martins, CBMM, GECAL, Shinagawa, Acre, Aperam, Bruker, Carboox, Danieli, HWI – a Member of Calderys, Ibar, PSI Metals, Reframax, RHI Magnesita, Vesuvius, Aplan, Autron, AVB, Beda/Lechler, BRC, Clariant, CIT Senai, CNBM, EnergyTech, GMI, Harsco, IMS Messsysteme GmbH, Jenike & Johanson, KAEFER RIP Serviços Industriais, Kuttner, Lhoist, Nalco/Ecolab, Phoenix, Polytec, QINGDAO NPA, Rimac, Russula, Stocktotal, Tecnosulfur, TSR Mill Rolls, UMECC, Vika Controls, ABB, Açokorte, Advent Silica, Atomat, CEMI, CISDI, Cordstrap, Data Engenharia, Densit, DENSYX, Direxa, Delta Ducon, Durag Group, E-Crane, Eirich, Enacom, ESW, Evonik, Fluke, Fosbel, Furnace Solutions, GE Vernova, GERVASI ITALIA SpA, Grupo DR1, Hastec Group, Heraeus Electro-Nite, Instron, Intelbras, JT&Partners, KMD, Koppern Group, Lumar Metals, Magna, Nouryon, Nstech, Rijeza, SNF, Solenis, Spraying Systems, Suncoke Energy, Thermopellets, TMEIC, UTIS, Vamtec Group, Vixteam, Weir, Yellow Engenharia