Mesa-redonda debate simulações aplicadas aos processos de conformação
Profissionais apresentaram conceitos e aplicações práticas das simulações dos processos industriais
Fonte: Assessoria ABM
Na quarta-feira (10), segundo dia da ABM Week, considerado o principal evento técnico-científico e empresarial da América Latina voltado aos setores de metalurgia, materiais e mineração, foi realizada a mesa-redonda “Conformação e Produtos Metálicos”, que discutiu o tema: “Soluções de simulação aplicadas aos processos de conformação”.
A atividade foi coordenada pelo consultor José Herbert Dolabela da Silveira e pelo diretor da Reaele Consultoria, Júlio César Enge Raele, com participação de representantes de grandes players do mercado metalúrgico:
José Fagundes Júnior, engenheiro master na ArcelorMittal;
Hormando Leocadio Júnior, research manager na Usiminas;
Caio Caldeira Moura, pesquisador Pl da Aperam;
Geraldo Lúcio de Faria, professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
A moderação ficou a cargo de Túlio Magno Fuzessy de Melo, consultor, engenheiro mecânico, mestre em metalurgia e doutor em conformação. Ele abriu a conversa com uma explicação sobre os fundamentos da simulação.
Segundo Tulio, simular processos permite economia de tempo, mão de obra e material, além de maior flexibilidade no controle de variáveis e possibilidade de prever problemas de execução. Ele também apresentou exemplos de simulações a quente, a frio e pós-laminação a frio, ressaltando as características, vantagens e limitações de cada método.
José Fagundes Júnior tratou da simulação em escala piloto. Segundo ele, esse tipo de aplicação exige menos material, sendo mais rápido e viável em laboratório. Hormando Leocadio Júnior, por sua vez, falou sobre simuladores térmicos, etapa posterior à laminação piloto.
“Simular em escala-piloto é uma forma de criar novos produtos e ajustar processos em uma linha industrial, evitando os custos altíssimos de aplicá-los diretamente na fábrica”, destacou Leocadio.
Caio Moura apresentou uma abordagem voltada à mecânica computacional, aplicando conceitos da mecânica do contínuo ao desenvolvimento de novos aços, incluindo os de fins elétricos e inoxidáveis. Ele mostrou projetos realizados na Aperam, como análises estruturais, ciclos de carregamento e respostas a tensões com base na elasticidade linear.
Caio Caldeira Moura, pesquisador Pl da Aperam
O professor Geraldo Lúcio de Faria trouxe a visão acadêmica para a palestra. Abordou os desafios de atrair estudantes para a área, a defasagem da educação básica e a falta de recursos das universidades.
“Enquanto vemos aqui apresentações brilhantes, que mostram o avanço das ferramentas computacionais e de simulação física, percebemos que a formação dos engenheiros segue na contramão. Uma preocupação é que a tecnologia torne os profissionais que ‘apenas aperta botões’, sem senso crítico para interpretar os resultados”, alertou.
Após as exposições, os palestrantes responderam perguntas da plateia sobre inteligência artificial aplicada à simulação, limitações de infraestrutura acadêmica e a necessidade de maior integração entre universidades e indústria.
Serviço: ABM Week
Data: 9, 10 e 11 de setembro de 2025
Local: Pro Magno – Av. Profa. Ida Kolb, nº 513, Jardim das Laranjeiras, São Paulo – SP
Mais informações: https://www.abmbrasil.com.br/evento/abm-week-9/programacao
Sobre a 9ª ABM Week
A ABM Week é o principal evento técnico-científico e empresarial da América Latina voltado para os setores de metalurgia, materiais e mineração. Realizada anualmente pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), reúne profissionais, pesquisadores e empresas para discutir as últimas inovações e os desafios enfrentados pela indústria.
A 9ª edição tem a Ternium e Usiminas como anfitriãs e conta com o patrocínio de empresas como ArcelorMittal, DME Engenharia, Gerdau, Primetals, SMS group/Vetta, Vale, White Martins, CBMM, GECAL, Shinagawa, Acre, Aperam, Bruker, Carboox, Danieli, HWI – a Member of Calderys, Ibar, PSI Metals, Reframax, RHI Magnesita, Vesuvius, Aplan, Autron, AVB, Beda/Lechler, BRC, Clariant, CIT Senai, CNBM, EnergyTech, GMI, Harsco, IMS Messsysteme GmbH, Jenike & Johanson, KAEFER RIP Serviços Industriais, Kuttner, Lhoist, Nalco/Ecolab, Phoenix, Polytec, QINGDAO NPA, Rimac, Russula, Stocktotal, Tecnosulfur, TSR Mill Rolls, UMECC, Vika Controls, ABB, Açokorte, Advent Silica, Atomat, CEMI, CISDI, Cordstrap, Data Engenharia, Densit, DENSYX, Direxa, Delta Ducon, Durag Group, E-Crane, Eirich, Enacom, ESW, Evonik, Fluke, Fosbel, Furnace Solutions, GE Vernova, GERVASI ITALIA SpA, Grupo DR1, Hastec Group, Heraeus Electro-Nite, Instron, Intelbras, JT&Partners, KMD, Koppern Group, Lumar Metals, Magna, Nouryon, Nstech, Rijeza, SNF, Solenis, Spraying Systems, Suncoke Energy, Thermopellets, TMEIC, UTIS, Vamtec Group, Vixteam, Weir, Yellow Engenharia.






