Notícias

24 de Setembro de 2025

‘Há o risco de o cobre acabar nos próximos 40 anos’, afirma especialista em ‘mineração urbana’

Alerta foi feito pelo professor da UNISINOS, Carlos Alberto Mendes Moraes, durante a mesa-redonda “Recuperação de minerais críticos e estratégicos e o uso associado da avaliação de ciclo de vida”

Muito além da mineração tradicional, cresce o entendimento de que o futuro da extração de matérias-primas pode estar, também, nos resíduos descartados diariamente por empresas e consumidores. É nesse contexto que se consolida o conceito de garimpo urbano, ou mineração urbana, prática que busca recuperar materiais valiosos presentes em eletrônicos, coprodutos siderúrgicos e outros rejeitos. A proposta é objetiva: reaproveitar o que já está em circulação, reduzindo a pressão sobre os recursos naturais e ampliando a eficiência da cadeia produtiva.

Durante a mesa-redonda Recuperação de minerais críticos e estratégicos e o uso associado da avaliação de ciclo de vida, realizado como parte da programação do 2º Seminário de Economia Circular e Sustentabilidade, evento integrante da 9ª edição da ABM Week, o professor Dr. Carlos Alberto Mendes Moraes, líder do Nucmat no PPGEC/Unisinos, reforçou conceitos da economia circular e da ecologia industrial, que, segundo ele, são estratégias que utilizam os conhecimentos e tecnologias da ecologia para aplicação na indústria.

Como exemplo, o professor cita o cobre, material que está presente em abundância no nosso dia a dia. Em relação ao elemento, Carlos Alberto apresenta um cenário alarmante. “Se não houver um reaproveitamento, o cobre pode acabar nos próximos 40 anos”, alerta o professor. Como proposta, o pesquisador considera que o reaproveitamento oriundo da mineração urbana pode evitar o esgotamento do material.

Outro tema presente na palestra foi a utilização de terras raras para a obtenção de elementos necessários na siderurgia. Apesar do Brasil possuir 23% do total global dessas reservas, a 2ª maior do mundo, totalizando 21 milhões de toneladas, o valor agregado ainda é pouco aproveitado. “Existem tecnologias, mas poucas empresas conseguem fazer. O que falta no Brasil é investimento para transformar isso em um negócio”, avalia o especialista.

As reflexões sobre o potencial econômico e ambiental do garimpo urbano formaram um dos destaques da programação da ABM Week 9, com três mesas-redondas dedicadas a temas diretamente conectados à prática.

Além da mesa-redonda “Recuperação de minerais críticos e estratégicos e o uso associado da avaliação de ciclo de vida”, outras duas mesas-redondas discutiram temas complementares: “Valorização e Avaliação do Ciclo de Vida dos coprodutos siderúrgicos e seus impactos na descarbonização” e “Eficiência Energética nas Aciarias”, reforçando a pertinência do tema para a siderurgia e outras indústrias.

Serviço: ABM Week

Data: 9, 10 e 11 de setembro de 2025;
Local: Pro Magno – Av. Profa. Ida Kolb, nº 513, Jardim das Laranjeiras, São Paulo – SP
Mais informações: https://www.abmbrasil.com.br/evento/abm-week-9/programacao

Sobre a 9ª ABM Week

A ABM Week é o principal evento técnico-científico e empresarial da América Latina voltado para os setores de metalurgia, materiais e mineração. Realizada anualmente pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), reúne profissionais, pesquisadores e empresas para discutir as últimas inovações e os desafios enfrentados pela indústria.

A 9ª edição tem a Ternium e Usiminas como anfitriãs e conta com o patrocínio de empresas como ArcelorMittal, DME Engenharia, Gerdau, Primetals, SMS group/Vetta, Vale, White Martins, CBMM, GECAL, Shinagawa, Acre, Aperam, Bruker, Carboox, Danieli, HWI – a Member of Calderys, Ibar, PSI Metals, Reframax, RHI Magnesita, Vesuvius, Aplan, Autron, AVB, Beda/Lechler, BRC, Clariant, CIT Senai, CNBM, EnergyTech, GMI, Harsco, IMS Messsysteme GmbH, Jenike & Johanson, KAEFER RIP Serviços Industriais, Kuttner, Lhoist, Nalco/Ecolab, Phoenix, Polytec, QINGDAO NPA, Rimac, Russula, Stocktotal, Tecnosulfur, TSR Mill Rolls, UMECC, Vika Controls, ABB, Açokorte, Advent Silica, Atomat, CEMI, CISDI, Cordstrap, Data Engenharia, Densit, DENSYX, Direxa, Delta Ducon, Durag Group, E-Crane, Eirich, Enacom, ESW, Evonik, Fluke, Fosbel, Furnace Solutions, GE Vernova, GERVASI ITALIA SpA, Grupo DR1, Hastec Group, Heraeus Electro-Nite, Instron, Intelbras, JT&Partners, KMD, Koppern Group, Lumar Metals, Magna, Nouryon, Nstech, Rijeza, SNF, Solenis, Spraying Systems, Suncoke Energy, Thermopellets, TMEIC, UTIS, Vamtec Group, Vixteam, Weir, Yellow Engenharia