Notícias

30 de Setembro de 2025

Gestão de obras na siderurgia: tecnologias, ferramentas e integração de equipes da área de construtibilidade garantem competitividade de projetos

Como abordagem estratégica e campo de conhecimento da indústria, a construtibilidade avança para garantir maior eficiência, segurança e lucratividade

Fonte: Assessoria ABM

O auditório silencioso Vale Inovação foi uma novidade pertinente da ABM Week 2025: o espaço favoreceu a concentração dos participantes em palestras e mesas de caráter mais técnico e com temáticas de maior complexidade, voltadas a especialistas da área. 

Com maior foco nos detalhes de cada debate, os participantes puderam acompanhar na nova modalidade de auditório, no último dia de ABM Week, a mesa-redonda de tema: “Construtibilidade como ferramenta de aumento de produtividade e maturidade de Projetos”. Participaram da conversa os palestrantes: Lucas Bernardes Duarte, Gerente de Implementação de Projetos da ArcelorMittal; Rodrigo Ribeiro Pinto, Diretor Sênior de Engenharia e Projetos da Usiminas; Breno Melo, Gerente Executivo de Engenharia da Aperam; e Ricardo Silva Paulino, Gerente de Engenharia de Manutenção da Gerdau. A moderação foi de Filipe Bonaldo, Managing Director na Alvarez & Marsal.

Como área específica e campo próprio na indústria, sobretudo no setor de Projetos, a construtibilidade abrange diversos métodos e atividades de áreas como construção, logística, materiais e mão de obra, com o objetivo de estruturar cronogramas, otimizar prazos, melhor aproveitar recursos e mitigar aspectos desfavoráveis. 

Para a siderurgia, a construtibilidade firma-se como uma abordagem estratégica autônoma e com campo próprio de discussões e evolução. Tal campo, atualmente, abrange ferramentas modernas de gestão de obras e de manutenção, aliando conhecimento técnico e experiência prática, para otimizar o planejamento, projeto e execução.

Como propósito, a mesa-redonda debateu o cenário brasileiro atual de investimentos de recursos em construtibilidade, os desafios da produtividade da mão de obra na implantação de projetos, e atuais soluções aplicadas pelas grandes empresas. 

Lucas Bernardes Duarte compartilhou a experiência da ArcelorMittal no desenvolvimento de maturidade em Projetos. Envolvendo milhões de toneladas de minério, o foco na produtividade, lançando mão de sistemática e governança entre processos e equipes, tem sido uma constante para a empresa.

Para Rodrigo Ribeiro Pinto, da Usiminas, tem sido valioso no processo de construtibilidade recursos como manuais de maturidade (incluindo investimentos de análise de maturidade), acompanhamento de processos por mapas de calor e integração das equipes de Engenharia e de Obras.

Ricardo Silva Paulino, da Gerdau, também destaca como elementos importantes para a efetividade da construtibilidade: a governança e a formalização dos processos para integração. 

Já para Breno Melo, da Aperam, os desafios na construtibilidade envolvem: projetos de investimento, orçamentos de áreas, especificações em contratos e tempo investido em engenharia básica. Melo destacou que o ativo de um projeto siderúrgico tem vida útil muito maior do que o ciclo de projeto. Por isso, as decisões e responsabilidades no processo de construtibilidade têm consequências de longo prazo e de largo alcance para as empresas.

Como moderador das conversas, Filipe Bonaldo, da Alvarez & Marsal, fez uma síntese de elementos que foram validados em todas as falas. “Integração, informação e governança são ativos valiosos da construtibilidade em todas as empresas”, concluiu.


Serviço: ABM Week

Data: 9, 10 e 11 de setembro de 2025

Local: Pro Magno – Av. Profa. Ida Kolb, nº 513, Jardim das Laranjeiras, São Paulo – SP

Mais informações: https://www.abmbrasil.com.br/evento/abm-week-9/programacao

Sobre a 9ª ABM Week

A ABM Week é o principal evento técnico-científico e empresarial da América Latina

voltado para os setores de metalurgia, materiais e mineração. Realizada anualmente pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), reúne profissionais, pesquisadores e empresas para discutir as últimas inovações e os desafios enfrentados pela indústria.

A 9ª edição tem a Ternium e Usiminas como anfitriãs e conta com o patrocínio de empresas como ArcelorMittal, DME Engenharia, Gerdau, Primetals, SMS group/Vetta, Vale, White Martins, CBMM, GECAL, Shinagawa, Acre, Aperam, Bruker, Carboox, Danieli, HWI – a Member of Calderys, Ibar, PSI Metals, Reframax, RHI Magnesita, Vesuvius, Aplan, Autron, AVB, Beda/Lechler, BRC, Clariant, CIT Senai, CNBM, EnergyTech, GMI, Harsco, IMS Messsysteme GmbH, Jenike & Johanson, KAEFER RIP Serviços Industriais, Kuttner, Lhoist, Nalco/Ecolab, Phoenix, Polytec, QINGDAO NPA, Rimac, Russula, Stocktotal, Tecnosulfur, TSR Mill Rolls, UMECC, Vika Controls, ABB, Açokorte, Advent Silica, Atomat, CEMI, CISDI, Cordstrap, Data Engenharia, Densit, DENSYX, Direxa, Delta Ducon, Durag Group, E-Crane, Eirich, Enacom, ESW, Evonik, Fluke, Fosbel, Furnace Solutions, GE Vernova, GERVASI ITALIA SpA, Grupo DR1, Hastec Group, Heraeus Electro-Nite, Instron, Intelbras, JT&Partners, KMD, Koppern Group, Lumar Metals, Magna, Nouryon, Nstech, Rijeza, SNF, Solenis, Spraying Systems, Suncoke Energy, Thermopellets, TMEIC, UTIS, Vamtec Group, Vixteam, Weir, Yellow Engenharia