Notícias

24 de Fevereiro de 2026

Gerdau reinicia produção de aço em unidade no Ceará

Governador do Ceará, Elmano de Freitas, visitou, ao lado do presidente do Conselho de Administração da Gerdau, André Gerdau Johannpeter, a aciaria da planta, que passou por modernização

Fonte: Gerdau

A Gerdau retomou, nesta segunda-feira (2), as atividades na sua unidade localizada em Maracanaú (CE), como parte do plano de modernização da aciaria da planta. Em cerimônia que contou com a participação do presidente do Conselho de Administração da Gerdau, André Gerdau Johannpeter, a maior empresa brasileira produtora de aço recebeu a visita do Governador do Ceará, Elmano de Freitas, e do Prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa. 

O investimento de cerca de R$ 200 milhões teve por objetivo o aprimoramento das práticas ambientais, melhoria da eficiência operacional e modernização dos equipamentos da área da aciaria, permitindo com que a operação forneça tarugos com 12m de comprimento. Durante a execução do investimento, foram gerados cerca de 1.500 empregos diretos e indiretos. 

“Com o reinício da aciaria em Maracanaú, ampliamos nossa produtividade e a oferta de produtos no Ceará, reforçando o atendimento dos nossos clientes nas regiões Nordeste e Norte do País”, afirma Johannpeter. “Diante de um mercado doméstico fortemente impactado pela entrada excessiva de aço importado, a Gerdau segue investindo em iniciativas que ampliem a competitividade e rentabilidade de suas operações.” 

A Gerdau possui uma outra unidade focada em laminação no Ceará, localizada no município de Caucaia, que também utilizará o aço produzido na planta de Maracanaú como matéria-prima para a fabricação de aços longos.