Notícias

11 de Novembro de 2020

Exposibram 2020 discutirá gestão de resíduos na mineração

Congresso promovido pelo Ibram vai debater soluções no setor de barragens, considerando os quesitos da Lei 14.066.

A programação da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2020 (Exposibram 2020) vai abrir espaço em 25/11, das 10h às 11h, para debater o tema “Inovação na Gestão de Resíduos de Mineração”. O painel inclui a participação do diretor da EMBRAPII, José Luís Gordon, e a apresentação das seis unidades da empresa que trabalham com desafios e soluções em gestão de resíduos.

A indústria mineral investe cada vez mais em pesquisas, projetos e soluções tecnológicas que contribuem para a competitividade do setor e torná-la cada vez mais uma atividade segura e sustentável. “A estimativa de investimento pelas mineradoras, de 2020 a 2024, é de U$37,1 bilhões, sendo que U$2,2 bilhões serão destinados a soluções tecnológicas de descomissionamento de barragens e disposição de rejeitos”, afirma Flávio Penido, diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).

Visando reforçar o desenvolvimento tecnológico do setor mineral, o Ibram firmou acordo com a EMBRAPII, durante a abertura do evento e-Mineração, que aconteceu em julho de 2020. A finalidade foi estabelecer uma aliança estratégica para a execução de ações que contribuam para estreitar a relação entre as Unidades EMBRAPII e as empresas de mineração.

A organização apoia instituições de pesquisa científica e tecnológica, conhecidas como Unidades EMBRAPII. Para o fomento à inovação na indústria mineral, as unidades recebem recursos para desenvolver projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. “O objetivo é tornar as empresas do setor mineral mais competitivas, tanto no mercado interno, como no mercado internacional”, afirma o diretor da EMBRAPII, José Luís Gordon.

As seis Unidades que compõem o grupo de pesquisa do setor mineral e que farão parte do painel “Inovação na Gestão de Resíduos de Mineração”, durante a Exposibram 2020, são: Centro Integrado de Manufatura e Tecnologias – Senai Cimatec; Instituto Federal Fluminense – Monitoramento e Instrumentação para o Meio Ambiente; Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT Materiais de Alto Desempenho; Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros (ISI Polímeros); Polo/UFSC – Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica e Tecnogreen – Poli/USP – Química Verde.

Segundo Gordon, além de debater sobre soluções inovadoras no setor de barragens, considerando os requisitos da Lei 14.066, “as Unidades irão apresentar competências específicas considerando desafios para a gestão de resíduos e soluções em Manufatura Integrada; Monitoramento e Instrumentação para o Meio Ambiente; Materiais de Alto Desempenho; Polímeros; Tecnologias inovadoras de Refrigeração e Química Verde”, ressalta.

O diretor da EMBRAPII ressalta que participar da  Exposibram 2020  “é uma oportunidade única para apresentar as competências de alguns desses centros de pesquisa no desenvolvimento de soluções de alto conteúdo tecnológico, customizadas para as empresas associadas ao Ibram participantes do evento”, afirma Gordon.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Ibram