Notícias

5 de Novembro de 2025

Estudo Ecolab Watermark™ de 2025 revela impacto oculto da inteligência artificial

De acordo com o estudo Watermark, a maioria dos consumidores em quinze países entende as demandas de energia da IA, mas muito menos reconhecem a quantidade de água necessária para fabricar tecnologia de IA e operar data centers

A Ecolab, líder global em sustentabilidade que oferece soluções e serviços de água, anunciou hoje os resultados de seu terceiro estudo anual Ecolab Watermark™, que oferece informações sobre a gestão da água em todo o mundo. A pesquisa deste ano destaca a conexão da água com tendências globais oportunas, incluindo novas oportunidades de negócios a partir do rápido crescimento da inteligência artificial (IA) e a preocupação dos consumidores com seu impacto em recursos naturais vitais.

De acordo com o estudo Watermark, a maioria dos consumidores em quinze países entende as demandas de energia da IA, mas muito menos reconhecem o impacto oculto da IA — a quantidade de água necessária para fabricar tecnologia de IA e operar data centers. Nos Estados Unidos, apenas 46% dos consumidores reconhecem o uso de água em operações de IA, em comparação com 55% que reconhecem o uso de energia. Em outras regiões, incluindo Ásia-Pacífico e América Latina, a diferença é ainda mais acentuada.

"Até 2050, o mundo terá quase 30% mais pessoas e precisará de 47% mais energia. A demanda por água continuará aumentando. Até 2030, é previsto que o mundo enfrentará um déficit hídrico de 56%", explicou Christophe Beck, presidente e diretor executivo da Ecolab. "O crescimento da IA está ajudando a moldar esse futuro, liberando o potencial de crescimento de novos negócios e inovação transformadora. Ao mesmo tempo, toda semana um novo data center é aberto e todo mês uma nova fábrica entra em operação. Embora possamos criar mais da energia que essas instalações precisam, não podemos criar mais de nosso recurso mais vital: a água."

"Atualmente, apenas 20% dos efluentes industriais são reutilizados, e menos de 10% na indústria de microeletrônicos. Vemos os efluentes como uma falha de engenharia e uma oportunidade perdida de ser um fator que impulsiona o crescimento dos negócios. Na Ecolab, acreditamos que a solução para o desafio de recursos para IA está na própria IA. Ao aplicar IA a análises de dados, monitoramento em tempo real e ajustes de temperatura, acreditamos que os sistemas de gestão de águas industriais podem fornecer data centers que usam menos água do que um lava-jato."

O estudo Watermark revela que a maioria dos consumidores concorda que as empresas devem investir em tecnologias e infraestrutura que reduzam o impacto da IA nos recursos naturais. Também revelou um problema oculto de confiança: os consumidores duvidam que as empresas gerenciem de forma responsável seu uso de água. Na verdade, a maioria acredita que a gestão inteligente de águas, como a reutilização ou reciclagem de água, deve ser uma das principais prioridades das empresas para ajudar a lidar com a escassez de água. No entanto, eles não acreditam que empresas e governos estejam usando essas estratégias em suas operações diárias. A crença é particularmente baixa nos EUA (43% e 42%), Europa (44% e 41%), Ásia-Pacífico (48% e 48%) e América Latina (48% e 46%).

"Os consumidores globais reconhecem que a gestão inteligente de águas é essencial para um futuro resiliente e esperam que as empresas liderem com tecnologias transformadoras e ações transparentes para torná-la realidade", contou Emilio Tenuta, diretor de sustentabilidade da Ecolab. "As empresas têm a oportunidade de aproveitar o poder da IA e fornecer soluções hídricas voltadas para o impacto que atendam às necessidades das comunidades locais, ao mesmo tempo em que impulsionam a inovação e o crescimento dos negócios."

O estudo Watermark também analisou mais de perto as percepções dos consumidores sobre eventos climáticos extremos relacionados à água e a disponibilidade de água em todo o mundo. Embora as preocupações com a escassez de água permaneçam altas, os consumidores estão otimistas de que o desafio pode ser superado.

O estudo Ecolab Watermark foi realizado em parceria com a Morning Consult em março de 2025. Os entrevistados fazem parte de uma amostra da população geral de adultos que vive nas regiões Ásia-Pacífico, China, Europa, América Latina, Índia/Oriente Médio/África e EUA. O estudo on-line incluiu uma seleção de países dentro de cada região para fornecer uma visão geral global da gestão da água onde ela é mais importante.

Para ver as tendências globais completas e os resultados específicos por país, acesse o painel interativo em watermark.ecolab.com.