Notícias

29 de Setembro de 2026

Eficiência energética na siderurgia é tema de evento na sede da ABM, com participação de empresas players e especialistas

Realizado em São Paulo, encontro debateu estratégias para reduzir custos, otimizar o uso de energia e ampliar a eficiência das operações siderúrgicas

Fonte: Assessoria ABM


A ABM realizou, em 23 de setembro, o evento “Eficiência Energética na Siderurgia”, em sua sede, em São Paulo. O encontro, que teve inscrição gratuita, buscou proporcionar networking entre os profissionais do setor, difundir o conhecimento dos recursos da área e reunir especialistas para discutir soluções e estratégias para reduzir custos e promover a eficiência energética na indústria siderúrgica nacional.

O encontro foi promovido pela Regional São Paulo da ABM e, de acordo com afirma Arisitidis Betzios, coordenador da ABM Regional São Paulo, foi um sucesso e incentivou a organização a produzir mais encontros com foco em temas de interesse do público. “A qualidade e o conteúdo das apresentações foi de altíssimo nível. Nós cobrimos os principais assuntos, desde recuperação de calor, controle e desperdício não visíveis, novas tecnologias disruptivas até metodologias eficientes de gestão da eficiência energética nas plantas”, afirma Arisitidis .


Eficiência para a indústria nacional

Os debates sobre eficiência energética são essenciais para que as empresas possam planejar sua atuação de forma mais sustentável, recorrendo a alternativas energéticas mais ecológicas e reduzindo suas emissões de gases poluentes, e também para que as siderúrgicas possam tornar sua operação mais competitiva, reduzindo gastos com energia e viabilizando um produto final mais viável.

“O custo do produto é fundamental para que sejamos competitivos, não apenas no mercado interno, mas também no mercado mundial. Atualmente, uma siderúrgica no Brasil compete com uma planta na China e na Índia, por exemplo. Estudar, trabalhar e abrir a visão sobre recuperação de calor e aumento de eficiência energética está diretamente ligado à redução de custos e à viabilidade da produção no Brasil”, afirma Joaquim Luiz Monteiro de Barros Júnior, COO da Kuttner e um dos palestrantes do evento.

Durante a palestra “Redução de custos operacionais vinculados ao ar comprimido, nitrogênio e oxigênio”, Letícia Leal Muniz, product manager da Atlas Copco Brasil, ressaltou que a eficiência energética pode ter relação também com a área de utilidades de uma siderúrgica, e apontou a necessidade de uma visão focada no setor. “Falamos sobre a importância de identificar oportunidades de melhoria na área de utilidades, seja em ar comprimido, geração de oxigênio ou geração de nitrogênio, o que pode trazer uma redução na conta de gás de até 90%”, resume.

A inovação no setor também foi discutida durante o evento, principalmente durante a palestra “Controle digital de potência em fornos elétricos a arco”, realizada por Ruy Alvarenga, key account manager da Danieli do Brasil. “Apresentamos no evento uma grande inovação da Danieli, que é o sistema de controle digital de fornos a arco elétrico, equipamento de alto impacto que traz eficiência energética, melhor aproveitamento das redes, menor impacto e menor emissão de gases de efeito estufa, possibilitando a utilização de energia renovável combinada com a energia da rede”, explica o executivo.

Por fim, no período da tarde, foi realizada a mesa-redonda “Desafios Práticos na Preservação de Energia em Siderurgia”, que contou com a participação de Vinicius Franco do Nascimento, gerente de produto South America Slide Gate da Vesuvius; Eduardo Prestes Fallavena; gerente de aciaria da Gerdau; e Anton Skyrda Verissimo, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Thermojet do Brasil.

“O encontro marcou a retomada dos eventos presenciais na sede da ABM, após a realização da ABM Week. Tivemos cinco palestras durante a manhã e, à tarde, uma mesa-redonda com representantes de três empresas, cada uma trazendo sua visão sobre aspectos operacionais e práticos de otimização energética. O público participou bastante dos debates, com contribuições enriquecedoras”, afirma José Roberto Bolota, moderador da mesa-redonda e vice-diretor da Regional de São Paulo.


Sobre a ABM

Fundada em 1944, com o objetivo de promover conhecimento, inovação e networking para profissionais, acadêmicos, pesquisadores e empresas, a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) é uma instituição civil sem fins lucrativos, que atua em todo território nacional. Por meio da realização de eventos, cursos, treinamentos, palestras e da publicação de livros e revistas técnicas, a Associação busca integrar e cooperar com o processo de desenvolvimento e a competitividade da Indústria de Base Nacional — pela geração e difusão de conhecimento técnico-científico e empresarial — em parceria com cerca de 70 empresas mantenedoras e associadas e de 1.500 associados pessoas físicas.