Com curadoria de Ronaldo Fraga, bordado de Barra Longa é apresentado na passarela do SPFW
O desfile mostra o resultado de mais uma parceria entre o estilista e artesãs mineiras
O Projeto Casa Bordada chega à São Paulo Fashion Week com uma coleção que combina tradição e criação contemporânea, fruto do trabalho de 58 artesãs de Barra Longa (MG) sob a direção criativa do estilista Ronaldo Fraga. A iniciativa fortalece e projeta o futuro da arte do bordado das Meninas da Barra — coletivo formado por dezenas de bordadeiras da cidade que preservam técnicas ancestrais e a cultura local. A parceria com Fraga já dura uma década e teve início com o projeto As Mudas, criado após o rompimento da barragem de Fundão, em 2015, e seguiu com o Minha Casa em Mim, ambos apresentados na passarela do estilista na semana de moda.
O Projeto Casa Bordada fortalece o papel das bordadeiras como protagonistas de sua própria história, estimulando autonomia financeira e preservando um saber transmitido por gerações. A iniciativa se trata de uma parceria inicial com a Fundação Renova (em liquidação) e que foi contemplada no Novo Acordo do Rio Doce para conclusão pela Samarco, dentre as ações de transição.
Agora, o Casa Bordada marca um novo capítulo dessa relação, reafirmando o bordado — arte passada de mães para filhas e reconhecida como patrimônio imaterial de Barra Longa desde 2005 — como expressão cultural e fonte de renda na região. Durante um ano, Ronaldo Fraga desenvolveu um processo de capacitação e criação coletiva com as artesãs. Seus desenhos originais saíram do papel e ganharam vida nas mãos das bordadeiras, que os transformaram em bordados por meio de técnicas tradicionais como o Richelieu — bordado típico de Barra Longa, que está ligado à formação da própria cidade e é passado de geração em geração — além de ponto cruz, crochê e ponto cheio. Para Fraga, trabalhar com as bordadeiras vai muito além de criar moda: “É um ato de preservação cultural e resistência, onde cada ponto carrega histórias e vidas.”
O trabalho combinou tradição e experimentação, permitindo que cada artesã imprimisse sua própria interpretação nos bordados. As oficinas também incentivaram a aplicação dessas técnicas em diferentes suportes e combinações de materiais. Dessa troca surgiram acessórios, colares, jogos de mesa e almofadas, nos quais o bordado se mistura com argila, pedra-sabão, contas de pérola, brim e outros tecidos, ampliando as possibilidades criativas.
A coleção apresentada no São Paulo Fashion Week fala de Minas Gerais por meio do nome maior da cultura mineira, Milton Nascimento, cujo legado inspira a valorização da memória e da cultura. Como homenagem ao cantor, algumas peças da coleção recebem nomes de suas canções icônicas, como Colar Coração de Estudante, Colar Maria Maria e Colar Nos Bailes da Vida. As peças da coleção estarão disponíveis para venda no site www.casabordada.com.br, no qual é possível conhecer todos os produtos, suas histórias e informações detalhadas.






