Céu de Montanhas vence o Prêmio Nacional do Turismo
Catálogo, que é uma inciativa da Vale em parceria com a Rede Terra, reúne experiências de turismo rural de Brumadinho
O Catálogo Céu de Montanhas foi o vencedor na categoria Economia Criativa e Produção Associada ao Turismo na 4ª edição do Prêmio Nacional do Turismo. A premiação foi entregue na noite de quarta-feira (03/12), em Brasília, e celebra projetos inovadores e sustentáveis que fortalecem o setor no Brasil.
A premiação, promovida pelo Ministério do Turismo em parceria com o Conselho Nacional de Turismo (CNT), é considerada uma das principais do setor.
O Catálogo Céu de Montanhas é uma iniciativa desenvolvida pela Vale em parceria com a Rede Terra e reúne 38 empreendimentos de turismo rural e base comunitário de Brumadinho, e que oferece aos turistas experiências e vivências gastronômicas, práticas de bem-estar, turismo de aventura, artesanato e cultura.
“Receber esse prêmio, em nome dos empreendedores, foi muito emocionante. Não tenho outra palavra para descrever porque isso representa o trabalho de tanta gente que vem se reinventando, se reconstruindo, e mostra que Brumadinho é muito mais do que os nossos cartões postais. O turismo em Brumadinho são os pequenos empreendedores que abrem as portas de suas casas e fazem isso com paixão. Não são grandes empresas, e isso é o que é impressionante neste prêmio”, destaca Bárbara Pessali Marques, presidente da Associação Céu de Montanhas.
Lançado em 2022, o catálogo foi pensado para diversificar a oferta da região, facilitar o acesso do turista aos atrativos, aumentar o tempo de permanência do visitante e fortalecer a contribuição do turismo para a economia local. Recentemente, os empreendedores fundaram a Associação, que passa a fazer a gestão do catálogo.
“Essa premiação é um reconhecimento merecido aos empreendedores de Brumadinho que se dedicam ao turismo comprometidos com a sustentabilidade local, com a economia criativa e com o sentimento de comunidade. E é muito importante também porque é sempre uma maneira de divulgar e despertar novos turistas para que conheçam as experiências que realmente encantam”, afirma a analista de Sustentabilidade da Vale, Daniele Teixeira.
Em 2023, o Céu de Montanhas foi premiado com o troféu de bronze na categoria Economia Criativa do Prêmio Nacional de Turismo. No mesmo ano, recebeu menção honrosa no prêmio Braztoa de Sustentabilidade e em 2024 ficou entre os finalistas desta premiação.
Todas as vivências e experiências do Catálogo podem ser acessadas aqui.






