Notícias

27 de Maio de 2025

Casa de Metal inaugura Memorial da Mineração, Metalurgia e Materiais e a Exposição Memórias de Ferro - A Fábrica Ipanema

O espaço cultural lança duas exposições sobre história, arte, tecnologia e temas sobre metais. São peças antigas, obras de arte, recursos interativos, vídeos e uma cabine de realidade virtual

Fonte: Assessoria Casa de Metal

A Casa de Metal Espaço Cultural inaugurou no último dia 15 de maio, o Memorial da Mineração, Metalurgia e Materiais e a Exposição Memórias de Ferro - A Fábrica Ipanema. As duas mostras se encontram num espaço cultural remodelado com áreas específicas como sala de projeção, cabine de vídeo de realidade virtual e área para exposições. A Casa de Metal busca ser um ponto de encontro entre a indústria e a sociedade, ao apresentar um acervo artístico de metais, minerais e obras de arte, com sustentabilidade e inovação, sempre com recursos de acessibilidade nos ambientes.
 

Memorial da Mineração, Metalurgia e Materiais

O Memorial da Mineração, Metalurgia e Materiais integra o projeto da Casa de Metal, com a missão de fomentar, preservar e difundir conhecimentos ligados ao universo dos metais. E também incentivar o diálogo entre indústria, arte, cultura, ciência e a história da mineração, da metalurgia e dos materiais. No dia 15 de maio inaugurou-se a primeira fase do Memorial.

O visitante terá acesso ao acervo histórico de peças produzidas com vários tipos de metais como alumínio, cobre, ferro, prata, e ligas metálicas como bronze, aço, latão, com informações sobre a composição e os elementos químicos. Podemos destacar uma caneca de prata de batismo datada de 1900, um ferro de passar com descanso de ferro fundido e madeira do início do século XX, um capacete do século passado e um apanhador de cinzas e migalhas usados entre 1900 e 1940. Nessa área, há artefatos que podem ser manuseados para que se tenha contato com diversos tipos de metais.

O acervo artístico da Casa de Metal Espaço Cultural faz parte do Memorial com 14 peças de artistas brasileiros e estrangeiros que usaram algum tipo de metal nas suas criações. As esculturas expostas são: Sem título – Máscara Brocca, de Daniel Orellana; Milagro – Sagrado Coração Mexicano, do Coletivo de artesanato mexicano; Galo, de Aldemir Martins; Corneteiro, de Francisco Stockingeer; Sem título (Série “objeto modular”), de Luiz 83; Jarro Tambor, das artesãs da Cooperativa Mulheres de Barro; Brasil#003, de Giorgio Giuseppe Ferone; Rastros edificados, de Anna Menezes; Ruptura, de Marcelo Theodoro; Organomáquina, de Jaime Prades; Poema para abrir espaço II, de Daniel “Fagus” Kairoz; Piracuru, do Aeliê de Joias Greta; Sem título (Tché), de Marcelo Ruggi (Tché); e Série Paúra, de João Bez Batti.

Para quem prefere interagir com telas digitais o destaque é um quiz (jogo) no qual há o desafio de acertar os tipos de metais que se encontram em uma casa. Por exemplo, no jogo uma pergunta que aparece é: na cozinha, qual é o tipo de metal da geladeira? E surgem as opções para escolha da resposta. Há também uma cabine com óculos de realidade virtual (RV) com o vídeo “A Incrível Jornada do Aço”. É uma imersão de imagens 360 graus que leva o público por cenas do processo de produção do aço, com tecnologias e projetos socioambientais, características das empresas brasileiras. Por fim, na sala de projeção com assentos do tipo puffs, a plateia poderá assistir a um vídeo sobre a história dos minerais.

Ainda há no espaço do Memorial, algumas telas portáteis, com depoimentos de palestrantes do evento Conexões Sustentáveis, realizado em 2025 pela Casa de Metal, sobre sustentabilidade em diversas áreas.
 

Exposição Memórias de Ferro - A Fábrica Ipanema

No mesmo piso do Memorial da Mineração, Metalurgia e Materiais, a Casa de Metal Espaço Cultural inaugurou também no dia 15 de maio, a exposição "Memórias de Ferro - A Fábrica Ipanema", que apresenta a um dos marcos do início da produção industrial de ferro no Brasil. A curadoria é de Marianne Arnoni.

A mostra reúne peças fundidas na antiga Fábrica de Ferro Ipanema, que funcionou de 1810 a 1926, hoje reconhecida como patrimônio histórico e ambiental pelo IPHAN.

A exposição oferece uma experiência sobre a origem da metalurgia industrial no país. São 26 peças expostas entre minério de ferro, peças fabricadas no local e fragmentos de cerâmica de povos originários do século XV. Um destaque é o vídeo documentário "Memórias de Ferro", de cerca de 6 minutos, com cenas recentes das ruínas da Fábrica de Ferro Ipanema e informações sobre a história e o contexto atual e ambiental do patrimônio histórico.

Uma placa comemorativa, com o brasão da República, é o marco da restauração da Fábrica de Ferro de Ipanema em 1917. A placa é feita em ferro com uma engrenagem envolta. Também estão expostos dois vasos de ferro ornamentados com marca Ypanema, sendo uma delas de 1845.

Outra peça carregada de história é o antigo marco da divisa da Floresta Nacional de Ipanema. Este item demarcava a área da antiga Fábrica de Ferro de Ipanema pelo Serviço Topográfico do Exército. Ela tem formato de poliedro, em uma das faces há uma placa de ferro com as inscrições em relevo “FFY” e “1925.

Uma curiosidade que a exposição apresenta são os achados arqueológicos encontrados na região datados de períodos anteriores à chegada dos portugueses ao Brasil. Há peças de cerâmica e fragmentos de barro produzidos por povos originários Tupiniquins, com análises de datas entre 1411 e 1561 e do período de 1686 a 1766.

Nesse conjunto, a exposição forma um retrato de vários séculos de história do Brasil.

O vídeo documentário projetado na exposição exibe as ruínas da Fábrica de Ferro de Ipanema. Atualmente, as antigas construções misturam-se à paisagem, imbricadas na vegetação e revelam camadas de fatos históricos. O patrimônio está localizado na Floresta Nacional de Ipanema, na região de Iperó (SP), hoje uma Unidade de Conservação Federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente.


SERVIÇO
Abertura das duas exposições, dia 15 de maio das 14h às 19h
“Memorial da Mineração, Metalurgia e Materiais”
“Exposição: Memórias de Ferro: A Fábrica Ipanema”

Visitação gratuita

Terça-feira a sábado

Das 9h às 12h e das 13h às 18h

Casa de Metal Espaço Cultural
Rua Antonio Comparato, 218 - Campo Belo - São Paulo – SP

https://casademetalcultural.com.br/
Contato para agendamento de grupos e mais informações: whatsapp 11 91313-6125