Caminhos Samarco desembarca em Minas Gerais, levando oficinas de robótica e inteligência artificial para comunidades de cinco municípios
Ônibus itinerante já visitou 20 comunidades no Espírito Santo, promovendo inclusão digital, cidadania e desenvolvimento de competências para o mercado de trabalho
Depois de percorrer sete municípios da área de atuação da Samarco no Espírito Santo, atendendo cerca de 3 mil pessoas em 20 comunidades capixabas ao longo de cinco meses, o projeto Caminhos Samarco – Oficinas de Tecnologia chegou a Minas Gerais, levando cursos de Robótica, Inteligência Artificial e Noções básicas sobre Aplicativos a comunidades de cinco municípios próximos à área de operação da empresa.
Em Minas Gerais, o ônibus itinerante do projeto, que conta com salas de aula e equipamentos multimídia, já visitou os distritos de Padre Fialho (Matipó) e Antônio Pereira (Ouro Preto), e chega a Catas Altas no dia 27 de outubro. Depois segue para Santa Bárbara e Mariana, abrangendo as comunidades e distritos de Morro D'Água Quente, Brumal, Santa Rita Durão, Novo Bento Rodrigues, Paracatu, Camargos e Monsenhor Horta.
O ônibus permanecerá por uma semana em cada comunidade, oferecendo oficinas voltadas à inclusão digital, e à valorização cultural, com atividades pensadas para diferentes faixas etárias.
Segundo a gerente de Impacto Social da Samarco, Gabriela Bardavid, o projeto foi elaborado levando-se em conta as demandas de cada comunidade. “O Caminhos Samarco nasceu da escuta e do diálogo com as comunidades. Esse cuidado faz o projeto ganhar vida — desperta o interesse, fortalece laços e multiplica aprendizados. Ver o quanto o Caminhos tem inspirado pessoas no Espírito Santo é motivo de satisfação e nos enche de entusiasmo para seguir essa jornada em Minas Gerais, levando oportunidades e transformação por onde passamos”, declarou.
Agenda do projeto Caminhos Samarco em Minas Gerais:

Espírito Santo
Ao longo dos últimos cinco meses, a Samarco percorreu 20 comunidades capixabas de sete municípios com o projeto Caminhos Samarco, promovendo oficinas itinerantes de tecnologias aplicadas com foco em inclusão digital, cidadania e desenvolvimento de competências para o
mundo do trabalho. O projeto impactou mais de 3 mil pessoas (direta e indiretamente), entre jovens, adultos e idosos.
As ações foram realizadas em 20 comunidades dos municípios de Anchieta, Guarapari, Piúma, Cachoeiro de Itapemirim, Alegre, Jerônimo Monteiro e Muniz Freire, contemplando comunidades como Mãe-Bá, Ubu, Parati, Castelhanos, Guanabara, Recanto do Sol, Chapada do A, Belo Horizonte, Condados, Porto Grande, Meaípe, Nova Esperança, Pacotuba, Rive, Celina, Parada Cristal e Itaicí.
Por meio das Oficinas Itinerantes de Tecnologias Aplicadas, os participantes tiveram acesso a conteúdo prático sobre o uso de ferramentas digitais, segurança na internet, redes sociais, aplicativos de produtividade e possibilidades de geração de renda com apoio da tecnologia.
Quem aproveitou a oportunidade, elogia a iniciativa. O estudante Miguel Serafim, morador da comunidade de Mãe-Bá, avalia que o curso de robótica foi o melhor que já participou. “Fiz muitos projetos legais e levo o aprendizado para vida”, destacou.
Também da comunidade de Mãe-Bá, Rebeca Rossi gostou da diversidade de atividades: “A gente fez vários projetos legais, tem muita coisa para aprender e fazer. Eu estou muito feliz por ter recebido o certificado”.
Já a comerciante de Castelhanos Kenin Motta, aproveitou as oficinas tecnológicas para adultos para se capacitar. "A comunidade ganhou muito com essa iniciativa. Tecnologia geralmente é dominada por jovens e a Samarco nos deu a oportunidade de aprender também. Já estou aplicando o que aprendi no meu estabelecimento. Todos saem ganhando".
Os resultados alcançados na etapa capixaba mostram que a empresa está trilhando o caminho certo — um caminho construído junto com as pessoas e para as pessoas. “A Samarco segue firme no objetivo de ampliar iniciativas que levem educação, inovação social e desenvolvimento sustentável aos territórios onde estamos presentes. Cada resultado é um reflexo da parceria e do engajamento das comunidades, que nos inspiram a seguir transformando realidades e criando possibilidades de futuro”, destacou Gabriela Bardavid.






