Notícias

10 de Setembro de 2025

ABM Week 2025: Painel Alumínio e Inovação debate panorama da indústria

Evento coordenado pela ABAL apresenta oportunidades de desenvolvimento, transformação digital e inovação na aplicação de alumínio em estruturas

Fonte: Assessoria ABM

Sendo o oitavo maior produtor de alumínio primário no mundo, o Brasil tem, neste metal, um player importante na formação do seu Produto Interno Bruto (PIB), com mais de 500 mil empregos gerados direta e indiretamente segundo a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). Além disso, o setor ainda demonstra crescimento de 21% em relação ao ano de 2023 com a arrecadação de tributos atingindo o maior valor já registrado, uma soma de R$ 53,8 bilhões.


Este é o cenário em que se baseia o Painel do Alumínio e Inovação. O encontro reuniu especialistas do setor para debater o tema: “Promovendo eficiência econômica e sustentabilidade ambiental”. A coordenadora do Painel foi a Gerente Técnica da ABAL, Denise Veiga. O encontro fez parte da programação da 9ª ABM Week — maior evento técnico-científico e empresarial da América Latina nas áreas de metalurgia, materiais e mineração.


Organizada pelo Comitê de Tecnologia e Inovação da ABAL, equipe destinada a promover o uso de tecnologias na indústria do alumínio, a mesa contou com a coordenação e moderação da Denise Veiga. A especialista iniciou a sessão trazendo um dado importante sobre a reciclagem do alumínio. “O Brasil recicla 57% do alumínio utilizado, mais do que o dobro da média mundial”, comentou a representante da ABAL.



Denise Veiga, gerente técnica da ABAL, durante comentário sobre dados da reciclagem no país

Os conteúdos das palestras trouxeram temas atuais no mercado, como “Capacidade de geração de valor do alumínio brasileiro e oportunidades para desenvolvimento”; “Transformação digital promovendo controles mais efetivos de processos” e “Inovação na utilização de alumínio em estrutura solares fixas”, por profissionais gabaritados da área. 


Durante o evento, Wellington Peleggi, da Hydro Extrusion, comentou sobre a versatilidade do uso do alumínio em indústrias de diversos segmentos. “O alumínio pode ser usado na construção civil, estrutura para barcos, na indústria automobilística e outros setores da economia”, afirmou o especialista. 


Heber Pires Otomar, da CBA, empresa do grupo Votorantim, apresentou a operação da Companhia e o compromisso em manter uma agenda sustentável. “Nós já conseguimos obter crédito de carbono, mas ainda é algo bem recente. Faz parte da nossa cultura devolver para a sociedade algo que ela nos dá”, explicou o executivo.


Já André Tavares de Oliveira Endo, da AMG, aproveitou o espaço para apresentar o projeto MES, que tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema de informação de suporte à execução da manufatura, contemplando as diversas etapas envolvidas no processo de produção do alumínio. De acordo com André, os conceitos de indústria 4.0 chegaram para ficar. “É um caminho natural ao qual as Indústrias vão chegar em algum momento. Estamos entusiasmados com esse processo que não vai substituir a intuição humana na tomada de decisão”, contou André.



André Tavares de Oliveira Endo, representante da AMG


Ao final, a audiência teve a oportunidade de fazer reflexões sobre os temas debatidos e se aprofundar nos conceitos que foram apresentados pelos painelistas. 


Serviço: ABM Week

Data: 9, 10 e 11 de setembro de 2025

Local: Pro Magno – Av. Profa. Ida Kolb, nº 513, Jardim das Laranjeiras, São Paulo – SP

Mais informações: https://www.abmbrasil.com.br/evento/abm-week-9/programacao

Sobre a 9ª ABM Week

A ABM Week é o principal evento técnico-científico e empresarial da América Latina voltado para os setores de metalurgia, materiais e mineração. Realizada anualmente pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), reúne profissionais, pesquisadores e empresas para discutir as últimas inovações e os desafios enfrentados pela indústria.

A 9ª edição tem a Ternium e Usiminas como anfitriãs e conta com o patrocínio de empresas como ArcelorMittal, DME Engenharia, Gerdau, Primetals, SMS group/Vetta, Vale, White Martins, CBMM, GECAL, Shinagawa, Acre, Aperam, Bruker, Carboox, Danieli, HWI – a Member of Calderys, Ibar, PSI Metals, Reframax, RHI Magnesita, Vesuvius, Aplan, Autron, AVB, Beda/Lechler, BRC, Clariant, CIT Senai, CNBM, EnergyTech, GMI, Harsco, IMS Messsysteme GmbH, Jenike & Johanson, KAEFER RIP Serviços Industriais, Kuttner, Lhoist, Nalco/Ecolab, Phoenix, Polytec, QINGDAO NPA, Rimac, Russula, Stocktotal, Tecnosulfur, TSR Mill Rolls, UMECC, Vika Controls, ABB, Açokorte, Advent Silica, Atomat, CEMI, CISDI, Cordstrap, Data Engenharia, Densit, DENSYX, Direxa, Delta Ducon, Durag Group, E-Crane, Eirich, Enacom, ESW, Evonik, Fluke, Fosbel, Furnace Solutions, GE Vernova, GERVASI ITALIA SpA, Grupo DR1, Hastec Group, Heraeus Electro-Nite, Instron, Intelbras, JT&Partners, KMD, Koppern Group, Lumar Metals, Magna, Nouryon, Nstech, Rijeza, SNF, Solenis, Spraying Systems, Suncoke Energy, Thermopellets, TMEIC, UTIS, Vamtec Group, Vixteam, Weir, Yellow Engenharia.