Notícias

11 de Agosto de 2026

ABM promoverá, em sua sede, evento sobre eficiência energética na siderurgia

O encontro, que ocorrerá em 23 de setembro na sede da associação, em São Paulo, tem como objetivos criar um ambiente de atualização técnica e promover networking entre os profissionais do setor. As inscrições são gratuitas e já estão abertas

Fonte: Assessoria ABM


A Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) realizará, em 23 de setembro, pela primeira vez, o evento “Eficiência Energética na Siderurgia”. O encontro, promovido pela Regional São Paulo da ABM, ocorrerá presencialmente na sede da Associação e contará com palestras, apresentações de cases práticos e uma mesa-redonda com profissionais de destaque da indústria siderúrgica. O objetivo é fomentar discussões sobre a otimização do consumo energético nos processos do setor e, com o intuito de democratizar o conhecimento, as inscrições são gratuitas e abertas ao público. No entanto, os debates são direcionados a profissionais da área.

Dentre os temas que serão abordados estão questões de interesse da indústria siderúrgica, como recuperação de calor, conservação de energia em equipamentos industriais, isolamento térmico e gestão de perdas. As falas dos especialistas convidados devem contribuir para que engenheiros, gestores de energia e demais profissionais da siderurgia levem práticas de eficiência operacional e sustentabilidade para seus ambientes de trabalho ou pesquisa.


Palestrantes confirmados

Dentre os participantes já confirmados no evento está, por exemplo, Joaquim Monteiro, que atua como diretor de operações na Küttner. O executivo ministrará uma palestra sobre “Recuperação de Calor em Processos Siderúrgicos” e irá compartilhar sua expertise sobre o tema com o público.

O evento ainda contará com a apresentação de um case prático conduzido pelo Grupo IBAR. Neste caso, Bruno Gomes Silva irá apresentar detalhes sobre a sua experiência com isolamento térmico e economia de energia em equipamentos na siderurgia.

Por fim, a mesa-redonda que encerrará o encontro terá como tema “Desafios Práticos na Preservação de Energia na Siderurgia”. A atividade será coordenada por José Roberto Bolota, diretor da Leanfox e vice-diretor da regional, e terá moderação de Maurício Pinho, da Infinity Solution. O debate reunirá grandes lideranças do setor siderúrgico. Entre os integrantes confirmados da mesa-redonda estão Eduardo Prestes Fallavena, gerente de produção da Gerdau.

O evento contará ainda com outras palestras e possibilitará que os participantes criem novas conexões e troquem experiências sobre suas atuações no setor. Para se inscrever, os interessados devem se registrar por meio do link do evento.


Serviço

Encontro presencial sobre Eficiência Energética na Siderurgia

Data:  23 de setembro

Horário: das 8h30 às 16h

Local: Sede da ABM, Rua Antônio Comparato, n º 218, Campo Belo, São Paulo - SP | Sala multiuso

Público-alvo: Engenheiros, gestores de energia, pesquisadores e fornecedores da cadeia siderúrgica

Link para inscrições e informações: https://abmbrasil.com.br/evento/eficiencia-energetica-na-siderurgia